Para alcançar a meta de se tornar uma empresa AI First, a porto-riquenha Evertec iniciou um processo de investimento em P&D de R$ 30 milhões com a meta de acelerar iniciativas em inteligência artificial e, ao longo dos anos, adquiriu três empresas no Brasil – Sinqia, PaySmart e Tecnobank – com investimentos que chegam a mais de R$ 3 bilhões. A companhia focada nos mercados financeiro e de pagamentos, criou uma estratégia de implementação de inteligência artificial oficialmente em abril, com a criação de um escritório de IA para garantir governança e segurança. A ideia era que fosse aderente à história da empresa, que conseguisse levar retorno em eficiência e crescimento para a própria, mas que gerasse valor a seus clientes.

Um dos maiores desafios da Evertec estava em seu histórico de crescimento via aquisições, o que resultou em um grande volume de softwares legados e a necessidade de evolução técnica, migração e atualização de sistemas. Com a introdução da IA, houve a oportunidade de acelerar processos repetitivos no ciclo de desenvolvimento de softwares. Assim, a empresa experimentou alguns avanços, como o aumento de 60% na eficiência, tanto no desenvolvimento quanto na atualização de plataformas, explica Thiago Saldanha, diretor de inteligência artificial da Evertec, em conversa recente com Mobile Time.

Evertec

Thiago Saldanha é diretor de IA da Evertec. Crédito: divulgação

Com a inteligência artificial, o trabalho para a “harmonização” do legado foi acelerado e reduzido. A Evertec fragmentou sua esteira de desenvolvimento (que inclui etapas como especificação, desenvolvimento, teste e implantação) e criou agentes específicos para cada fase, visando eficiência e maior entrega.

Serviços e agentes de IA para modernização

De acordo com o executivo, a empresa desenvolveu alguns agentes de IA para a modernização desses legados frutos das aquisições. São eles:

Geração Automática de Telas Visuais – um agente de IA é responsável por desenvolver a tela visual de um sistema (código HTML). Ele analisa o design e o padrão visual da empresa e gera o código automaticamente. Este agente gera uma eficiência de 80% ou seja, uma tarefa de criação de tela que demoraria cinco dias para um desenvolvedor agora é entregue pelo agente em 10 a 15 minutos (com 80% do trabalho completo), permitindo que o desenvolvedor realize apenas os ajustes finais em cerca de um dia. Isso acelera a agenda de modernização dos sistemas legados da empresa, alguns com 30 anos de idade.

Adaptação Regulatória Acelerada (CNPJ) – A IA está sendo fundamental para lidar com grandes desafios regulatórios, como a alteração futura do CNPJ (que passará de apenas numérico para alfanumérico em 2027).

Agente de Documentação – O primeiro agente lê todo o código existente e gera as documentações técnica e de negócio, permitindo que especialistas de negócio entendam o sistema sem precisar olhar o código fonte.

Agente de Alteração e Correção – O segundo agente analisa o código inteiro (tela, backend e base de dados), gera um relatório detalhando onde ocorrerão problemas devido à alteração regulatória e oferece sugestões de correção. Este agente pode, inclusive, realizar a correção após a aprovação do desenvolvedor. A automação acelerou o processo de alteração legal dos sistemas em 85% a 90%, transformando o que demoraria dias ou semanas em minutos ou horas.

A IA voltada para clientes

A estratégia da Evertec também visa o crescimento de seus clientes e, por isso, desenvolveu alguns agentes para criar jornadas novas ou aprimoradas. Alguns foram descritos por Saldanha:

Portal de Antecipação de Recebíveis (Unidade Fundos) – A Evertec criou um portal conversacional, utilizando o canal do WhatsApp, focado na unidade de negócios de fundos. O sistema orquestrado por IA gera campanhas de antecipação de recebíveis (para clientes PJ), dispara ofertas automáticas baseadas na base de dados (olhando o legado), e consegue inclusive realizar a venda, recebendo e validando documentos (como contrato social e documentação pessoal), finalizando a antecipação via WhatsApp.

Sistema de Cobrança – No produto de cobrança, voltado para bancos, a IA foi utilizada para melhorar o fluxo conversacional com o cliente. O apoio da IA em guiar a conversa de cobrança permitiu um incremento de 407% na conversão de cobrança para os clientes da Evertec.

Análise de Documentos – A IA foi embarcada no produto “Firmas e Poderes”. O sistema utiliza inteligência artificial para auxiliar na leitura de documentos e na identificação de responsáveis pela assinatura, tornando o produto mais inteligente para empresas com muitos contratos.

Prevenção a Fraudes e Risco (Risk Center) – A Evertec investe em pesquisa e desenvolvimento, em um laboratório dedicado, para criar modelos de análise de risco em pagamentos. Utilizando machine learning e redes neurais, a empresa busca desenvolver modelos preditivos para reduzir fraudes. Este trabalho é feito em conjunto com o produto global Risk Center e aplica-se à análise de transações de pagamento, incluindo transações via Pix.

Governança e Ferramentas

Para capacitar a empresa a criar seus próprios agentes de forma controlada e evitar gargalos, a Evertec desenvolveu uma base de capacitação e treinamentos para times técnicos e não técnicos. O programa conta com quatro trilhas e mais de 20 módulos e já formou mais de 1 mil colaboradores de diferentes áreas, além de oferecer um programa de mentoria para desenvolvedores e contar com mais de 400 profissionais utilizando assistentes de codificação com IA todos os dias.

O resultado do investimento foi que 51% dos profissionais passaram a adotar IA no desenvolvimento e houve ganho de 20% na eficiência na criação de novas soluções.

Embora a empresa teste outros modelos de IA (como Cloud e Google Gemini) em laboratórios, o parceiro oficial para a parte não técnica é a Microsoft, utilizando o Copilot como ferramenta corporativa, integrada com o Word e e-mail. Para o desenvolvimento, o GitHub (também da Microsoft) é o parceiro principal, além dos modelos que a Microsoft oferece, como o OpenAI.

Apesar do rápido avanço e da alta eficiência gerada, Saldanha esclarece que não houve redução de pessoal, corte ou agenda de não contratação por conta da IA, pois o objetivo é gerar eficiência para acelerar e não para desacelerar.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!