As redes Wi-Fi no padrão Wi-Fi 8 (ou 802.11bn) funcionarão como sensores capazes de reconhecer a presença e o movimento de seus usuários, dados que poderão ser utilizados por aplicações de inteligência artificial nos dispositivos conectados. Essa é uma das características do novo padrão destacadas pelo Intel fellow e wireless CTO do Client Group da Intel, Carlos Cordeiro, em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 25.

“No Wi-Fi 8 a comunicação sem fio encontrará a inteligência artificial”, resumiu Cordeiro, que é autor de um white paper sobre o tema.

Entre as aplicações possíveis, ele citou dois exemplos: 1) uma videochamada iniciada no laptop pode ser transferida para o celular automaticamente se o usuário se levantar e se afastar, e vice-versa; 2) um palestrante, ao se aproximar do palco, pode receber automaticamente um convite no celular para projetar sua apresentação no telão.

Também podem ser criadas certas automações com outros dispositivos conectados à mesma rede de acordo com o movimento do usuário, como ligar as luzes de um aposento ao adentrá-lo, ou desligá-las ao sair.

Performance determinística

Outra característica importante do Wi-Fi 8 será a sua performance determinística, garantindo confiabilidade e constância em determinados parâmetros, como velocidade e latência. Isso será obtido através da coordenação entre múltiplos pontos de acesso, assim como entre dispositivos com padrões diferentes mas que compartilham as mesmas frequências, como o Bluetooth. Essa coordenação evitará a interferência entre eles.

“Em 10 anos, cada usuário terá em média 10 FLOPS de computação e 10 PB de armazenamento a 10 ms de latência. A rede sem fio não pode ser um gargalo para isso. Para tanto, o desempenho da rede precisará ser determinístico”, disse Cordeiro.

Também haverá novidades em segurança. Os dados de acesso às redes Wi-Fi, por exemplo, passarão a ser criptografados.

Frequências e padrão em 2027

O Wi-Fi 8 usará as mesmas frequências do Wi-Fi 7: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Não será demandada nenhuma faixa nova.

O primeiro rascunho com os detalhes técnicos do novo padrão ficou pronto em agosto e a expectativa é de que a versão final seja lançada dentro de dois anos, em dezembro de 2027.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!