As principais operadoras ao redor do mundo estão começando a implantar recursos 5G. A maioria das organizações está ansiosa para aumentar a produtividade que virá com o aumento da velocidade e largura de banda do 5G. Mas eles também estão se perguntando como lidar com a inundação de dados que o 5G trará.

De fato, o 5G iniciará uma era de crescimento ainda mais explosivo de dados. Isso porque o aumento da velocidade e a menor latência do 5G alimentarão muitos aplicativos de próxima geração, o que significará um uso muito maior de dados. De acordo com o Mobility Report, o uso mensal de dados móveis deve subir para 45GB por smartphone até 2025.

Aqui estão as perguntas de trilhões de dólares: onde todos esses dados serão armazenados — e como eles serão protegidos? Quais arquiteturas as organizações podem criar para capturar e processar com sucesso os novos dados e usá-los a seu favor?

Novas políticas são necessárias

Com muito mais dados gerados na era 5G, as organizações precisarão de políticas de governança para determinar quais dados são críticos e precisam ser salvos e protegidos, em comparação com aqueles menos importantes e temporários, que podem ser rapidamente descartados. Nem todos os dados são iguais e as empresas precisam de um sistema para decidir quais dados são valiosos e quais não são.

Muitas empresas não têm esse sistema. A verdade é que as equipes tradicionais de backup de dados e recuperação de desastres tendem a errar por precaução. Eles operam com o princípio de que você não pode errar cobrindo tudo. Então, eles empregam uma abordagem de tamanho único para seus dados e fazem backup de todos eles. Com ressalvas, isso funciona em um ambiente onde as organizações geram uma quantidade linear de dados porque podem gerenciar suas despesas de armazenamento. Porém, essa abordagem não funcionará na era 5G. Uma política de tamanho único não é viável em um ambiente onde a quantidade de dados que você precisa armazenar e proteger aumenta exponencialmente. Se as organizações tratarem todos os seus dados da mesma forma, o custo total de armazená-los levará algumas empresas à falência.

Novas soluções de gerenciamento de dados ajudarão

As organizações precisam criar políticas que lhes permitam armazenar seus dados da maneira mais otimizada para o preço. Por exemplo, eles podem usar armazenamento de nível um mais caro para dados críticos que precisam ser recuperados sem perda de tempo. Para dados menos importantes, eles podem contar com alternativas mais econômicas. O truque é determinar rapidamente quais dados são mais importantes do que outros.

Felizmente, há uma nova geração de soluções de gerenciamento de dados que vêm repletas de inteligência para definir quais dados valem a pena salvar e quais são dispensáveis. Com base na frequência com que você vai usar os dados e o quão críticos eles são, será possível então optar por colocá-los em armazenamento primário ou em armazenamento secundário de menor custo.

Ao passar para um modelo de gerenciamento e proteção de dados tão inteligente e dinâmico, as organizações podem manter na era 5G seus custos de armazenamento sob controle. Além disso, à medida que as empresas lançam vários empregos para 5G — seja tecnologias imersivas como realidade virtual ou monitoramento em tempo real e controle remoto de equipamentos conectados — elas terão o conforto de saber que seus recursos de armazenamento de dados estão à altura da tarefa.

As empresas que atuam agora ganharão

Com o 5G chegando, é hora de cada organização se perguntar se está realmente pronta para a explosão de dados que virão com o 5G. Aquelas que agora usam uma abordagem de tamanho único para armazenamento e gerenciamento de dados provavelmente não estão prontas. Enquanto as empresas que usam uma estratégia inteligente com múltiplas camadas para categorizar e priorizar seus dados estarão em uma boa posição para liberar o tremendo potencial do 5G e ganhar uma vantagem crítica sobre seus concorrentes nos próximos anos.