Não é novidade para ninguém que o número de aplicativos vem aumentando a cada ano e que, dentre eles, os games representam a grande maioria, para a felicidade de quem – assim como eu – é amante de jogos. Analisando o ranking da Data.Ai, percebi o grande volume dos gastos dos brasileiros com aplicativos móveis que, em 2022, chegaram a US$ 1,3 bilhão, um aumento de 15% ante o período anterior. E quando se trata de games, os gastos atingiram US$ 600 milhões de receita no País, também no ano passado.

Devido à crescente adoção de apps de jogos e a possibilidade de segmentar novos e diversos públicos, é necessário que os formatos de anúncios se destaquem cada vez mais dos concorrentes. Também é preciso contar com os KPIs corretos para medir seu desempenho e determinar a assertividade da campanha. Foi pensando nisso que decidi trazer algumas dicas de como os profissionais de marketing de apps podem aproveitar essa vertical para criar campanhas mais eficazes e melhorar a monetização em seus aplicativos. Confira:

Anúncios jogáveis – são anúncios interativos que solicitam aos usuários que joguem uma demonstração rápida de um jogo que está sendo anunciado. O uso deste formato demonstrou ter um desempenho oito vezes melhor do que os anúncios intersticiais tradicionais, de acordo com dados que mapeei pela SmartyAds.

Anúncios intersticiais – caracterizam-se por serem interativos e aparecem em tela cheia entre as atividades ou fases do jogo. Esses anúncios fornecem grande visibilidade, mas como são potencialmente perturbadores, é imperativo que os profissionais de marketing usem intersticiais com moderação e de forma não intrusiva.

Anúncios de recompensa – este formato oferece aos usuários bônus no jogo em troca de ver um anúncio em sua tela que dura entre 15 segundos e 1 minuto. Embora seja um tipo de publicidade que não pode ser ignorada, oferece uma experiência positiva para usuários e profissionais de marketing. As recompensas podem ser qualquer coisa, desde desbloquear novos níveis ou ganhar dinheiro no aplicativo em troca.

Anúncios de cupom – fornecem aos usuários códigos exclusivos de cupom para resgatar prêmios e descontos fora do jogo, ou seja, é uma estratégia ideal para profissionais de marketing que buscam direcionar o tráfego de usuários ou clientes para lojas físicas. Os anúncios não devem interromper a jornada do usuário, mas oferecê-los em um momento em que ele não esteja totalmente dedicado à resolução de tarefas do jogo.

É necessário, porém, compreender que a publicidade de aplicativos deve ser complementada pela combinação de uma estratégia in-app, uma boa experiência do usuário e um sistema de recompensa de alto valor para seus jogadores. Além disso, recomendo alocar um orçamento para promover a atribuição móvel de forma a identificar audiências mais rentáveis, confirmadas por um processo de análise de dados.