As organizações que usam soluções digitais avançaram mais rápido e mais longe que seus pares de forma geral, desde a eficiência na produção até a personalização de produtos, oferecendo melhorias na velocidade de lançamento no mercado, nos serviços e na adoção de novos modelos de negócios. O 5G pode, assim, permitir e acelerar significativamente a transformação e a inovação industrial como nenhuma outra tecnologia de comunicação e rede, permitindo casos de uso orientados a dados, como a manutenção baseada em realidade aumentada, o rastreamento preciso de ativos em tempo real, robôs móveis e um controle aprimorado de processos.

O uso de tecnologias digitais como o 5G está se tornando a prioridade de muitos, e essa demanda está criando novos players, ecossistemas, serviços e modelos de negócios de fornecimento de 5G para capitalizar essa oportunidade única. E dentro desse cenário de negócios, as verticais industriais são as primeiras a adotá-lo. A adoção corporativa da tecnologia 5G apoiará e acelerará a Indústria 4.0, mas arquiteturas e considerações de segurança aprimoradas são necessárias em ambientes industriais para 5G.

Quando se trata de tecnologia central em casos de uso de negócios críticos, a segurança é fundamental e pode ser uma barreira ou um facilitador para a adoção do 5G em verticais empresariais. Um relatório da Verizon 5G classifica a segurança e a conformidade regulatória como o segundo maior desafio ou barreira para a adoção do 5G empresarial. A segurança é a demanda mais importante para as empresas e, portanto, deve ser uma prioridade para aqueles que oferecem 5G industrial.

Segurança em ambientes industriais 5G

O 5G é consumido pelas empresas conforme a necessidade. Uma rede 5G privada permite às empresas controle e personalização completos, melhor transparência, privacidade de dados e flexibilidade. Por outro lado, o 5G privado pode ser expansivo, complexo e demorado para implantar e manter.

O consumo público de 5G é significativamente mais econômico e rápido, mas oferece menos controle e personalização. As redes 5G privadas e híbridas (uma combinação de consumo 5G privado e público) provavelmente serão a forma popular de consumo 5G corporativo. No entanto, estudos recentes mostram que algumas organizações que consideram o 5G prefeririam usar redes 5G privadas, devido à natureza crítica e sensível dos ambientes, processos e operações industriais.

Os sistemas OT agora contam com informações de sistemas de TI corporativos e de terceiros para gerenciar as operações com eficiência em tempo real. No entanto, essa maior agilidade e eficiência vem à custa de um risco maior. Muitos dos sistemas de OT atuais lidam com todas as ameaças que os sistemas de TI enfrentam.

 Introdução do 5G obriga a melhorar a arquitetura

Ao introduzir o 5G em um ambiente industrial com dispositivos e plataformas habilitados para 5G, a natureza hierárquica do fluxo de dados entre as camadas não é mais válida. Dispositivos, plataformas e aplicações conectadas ao 5G agora podem enviar e receber dados diretamente por meio de diferentes fluxos, exigindo a adição de segurança extra no domínio 5G com os seguintes recursos de alto nível:

  • Visibilidade e controle de segurança OT/Internet das Coisas Industrial (IIoT)
  • Segurança de rede 5G
  • Segurança de aplicações industriais

A implantação de casos de uso 5G na produção levará tempo, pois os dispositivos, aplicações, tecnologia 5G, experiência e know-how precisam ser maduros e confiáveis ??o suficiente para serem implantados. É essencial que, juntamente a essa evolução das implantações 5G em verticais corporativas, as considerações de segurança apropriadas sejam tomadas e implementadas em todo o ambiente industrial, incluindo a rede 5G, serviços e casos de uso geral.

Segurança abrangente em ambientes industriais com tecnologia 5G

O 5G nada mais é do que um facilitador para muitos novos casos de uso verticais do setor. A entrega desses casos de uso requer um ecossistema integrado de tecnologias e parceiros: provedores de OT/IIoT, provedores de ICS, provedores/fornecedores de 5G, provedores de aplicações industriais e integradores. Muitas organizações assumem que uma rede 5G privada as manterá inerentemente seguras, o que nem sempre é o caso. As redes 5G privadas raramente são totalmente isoladas do ambiente de computação empresarial ou de ambientes externos (parceiros, integradores, nuvem pública etc.) e podem ser expostas a ataques e riscos internos e externos.

A maior exposição de OT e IIoT, a mobilidade de usuários e de dispositivos na rede e a interação entre a empresa, operadoras de rede móvel, fabricantes de IoT e fornecedores e provedores de OT também contribuem para os desafios de segurança do 5G, seja a rede privada ou não. Ao considerar a segurança em verticais do setor, deve-se considerar a segurança dessa cadeia de suprimentos e ecossistema de ponta a ponta. Além disso, as organizações devem considerar as habilidades e o conhecimento necessários para gerenciar o cenário de OT conectado em rápida expansão.

A segurança de um ambiente industrial é tão forte quanto seu elo mais fraco. Com a convergência contínua entre OT e IT, a digitalização de ativos e as iniciativas de transformação digital, a introdução do 5G em ambientes industriais representa uma tecnologia complexa que expande a superfície de ataque industrial. As considerações de segurança acima devem ser implementadas estruturalmente, metodologicamente e proativamente como facilitadores para a adoção do 5G em ambientes industriais corporativos.