Nos últimos anos, acompanhamos o surgimento de novas tecnologias no País e muitas delas impulsionadas pela pandemia do Covid-19. Para se ter uma ideia, o uso de dispositivos em IoT no Brasil cresceu consideravelmente e a previsão é que até 2022 sua implementação em diferentes negócios seja ainda maior.

De acordo com dados do relatório do Instituto Juniper Research, a conexão por esse tipo de método deve ultrapassar 50 bilhões até o final do próximo ano. Esse número é global e prevê o aumento de 17,7 bilhões em 2020 para 36,8 bilhões até 2025, garantindo um crescimento superior a 100%.

Mas como fica o mercado de rastreamento veicular e gestão de frotas nesse cenário? Na minha visão, muito mais conectados e precisos. Equipamentos autônomos com comunicação M2M, conectados a redes de IoT e ligados a outros tipos de plataformas, permitem monitorar todo o desempenho não só do veículo e do motorista, mas também de todas as condições da carga transportada – localização; consumo de combustível; rotas; prevenção de acidentes, entre outros pontos.

A realidade é que a evolução da tecnologia tem sido avassaladora e rompeu inúmeras barreiras. E a tendência é que nos próximos anos, outras inovações surjam para elevar ainda mais a competitividade e propiciar muitos outros benefícios, independentemente se você atua com gestão de frotas, de máquinas, no agro ou na saúde. O mercado de rastreamento veicular, por exemplo, ganhará ainda mais relevância para quem quer investir nesse setor.

Se você parar para pensar, nos últimos meses estávamos acompanhando discussões sobre a implementação do 5G no País. Ou seja, mais uma possibilidade para as empresas se atualizarem e oferecerem o melhor da conectividade para seus clientes. Na minha visão, a união de várias soluções permitirá o acesso a informações de forma segura, ágil e mais completas que podem ser trabalhadas para melhorar a qualidade dos seus negócios e até mesmo para evitar futuros problemas e falhas operacionais.

Por isso, se me cabe dar um conselho, se você ainda não entendeu que o futuro dos negócios está totalmente pautado na implementação de tecnologias ou de oferecer a melhor experiência para seus clientes, você está perdendo mercado, escalabilidade e dinheiro. Entramos na era Exponencial e, daqui pra frente, não dá mais para negar o impacto positivo e os benefícios que essas tecnologias trazem para nossas empresas.