A mudança mais significativa no sistema de telefonia pública é o “copper switch-off”, o que pode significar um fim para o legado de 150 anos. A mudança ocorre gradualmente em todo o mundo. A Rede Telefônica Pública Comutada (RPTC) – sistema analógico de cobre que é a base da rede telefônica por décadas – deixará de existir. Essa mudança do analógico para o digital faz parte de uma revolução mundial que inclui a telefonia.

A mudança para IP e SIP será obrigatória, e haverá um mundo totalmente novo de 5G, 6G e nuvem com usuários multitarefa em uma variedade de dispositivos, usando qualquer mídia em praticamente qualquer local. Além da mudança para o trabalho híbrido, que se acelerou enormemente desde a pandemia, a nuvem, a Internet de alta velocidade e a banda larga móvel 5G abrirão novas formas de trabalho, impulsionando novos modelos de negócios.

O futuro é uma combinação de interações inteligentes que podem se transformar durante o processo conforme a necessidade do usuário. Uma combinação de feeds de IA de bancos de dados globais e dispositivos IoT pessoais e públicos fornecerá um novo mundo de aplicativos. Mas o padrão ouro será uma plataforma de Comunicações Unificadas baseada em nuvem que permite que números de telefone fixo e móvel estejam disponíveis em qualquer dispositivo, juntamente com mensagens instantâneas, telepresença, compartilhamento de tela e compartilhamento de arquivos com a possibilidade de automação avançada de fluxo de trabalho e notificações para todos os setores da economia com aplicações específicas.

Enquanto no passado as equipes de TI eram responsáveis por todas as configurações, agora os usuários estão “prontos” para usar as ferramentas que a TI pode fornecer. Eles decidem exatamente o que precisam. A nova tecnologia será ao mesmo tempo uniforme e sob medida, pois a automação e o autoprovisionamento ganharão terreno à medida que avançamos.

O ‘telefone’ comercial começará a se fundir com outras plataformas, seja Google ou Salesforce, e os telefones pessoais continuarão sendo os dispositivos comerciais seguros e preferidos. A IA fornecerá informações sobre como usuários individuais e equipes interagem e trabalham juntos, além de fornecer informações sobre formas de trabalho mais produtivas.

A voz é mais importante do que nunca e, com a combinação de redes 5G/6G de baixa latência com vários fluxos de trabalho em toda a diversidade de tecnologias, será aberto um número infinito de possibilidades que podem ser transformadoras no local de trabalho.

No geral, a telefonia se tornará mais inteligente, com equipes e seus gestores capazes de customizar o acesso aos dados, monitorar tendências e definir KPIs – o indicador de desempenho. Esse nível de análise orientada por IA permitirá que as equipes se tornem muito mais eficientes, assim como a telefonia será usada como parte de plataformas que se integram a sistemas, aplicativos e fluxos de trabalho em empresas, em vez de silos.

Os usuários, especialmente no modelo de trabalho híbrido, estão usando vários locais de trabalho (escritório, casa, locais temporários) e precisam mudar constantemente entre eles, fazendo referências cruzadas e buscando comunicações que podem ser realizadas em lugares diferentes. Mesmo quando encontrados, pode ser que eles não sejam acessados. O problema é real, e o trabalhador está perdendo uma quantidade considerável de tempo ‘alternando aplicativos’, com algumas estimativas sugerindo que o trabalhador desperdiça mais de um mês por ano com isso!

Em vez de consumir o tempo das pessoas, a telefonia do futuro deve permitir que todos gerem eficiência e melhorem os processos. Os usuários poderão criar suas próprias integrações com plataformas intuitivas “easy-to-use” no-code ou low-code. Os editores de “drag and drop” são tão familiares para as pessoas agora que praticamente todos podem criar fluxos de trabalho personalizados e copiar e colar widgets customizados.

E de todas essas novas comunicações, seu contexto pode ser analisado para fornecer insights e considerações a serem usados para resultados de negócios mais positivos, ou os chamados dividendos digitais. Os dados de áudio não estão sendo usados em grande parte, ao contrário dos dados de texto. Ainda assim, com a análise de sentimentos sendo agora uma parte essencial da UC, o reconhecimento de fala e a tecnologia de processamento de linguagem natural podem ser usados para aprimorar as experiências do cliente.

O ‘copper cut-off’ será um catalisador para reunir novas tecnologias, plataformas existentes e novas formas de trabalhar, o que, por sua vez, permitirá que as empresas e suas equipes enriqueçam os serviços que oferecem e como operam, enquanto redefinem a experiência do cliente e do funcionário nesse playground digital.