No decorrer dos últimos anos, o debate sobre segurança de dados se tornou cada vez mais essencial entre as empresas e seus executivos. Apesar da evidência, a discussão sobre a preservação das informações no ambiente virtual não foi capaz de parar ataques cibernéticos ou, muito menos, a invasão de empresas globais por hackers.

A gestão de dados e a cibersegurança se conectaram e passaram a ser uma ótima estratégia para viabilização de negócios. Sendo assim, alguns fatores devem ser levados em conta, principalmente com o avanço da tecnologia. Pensando nisso, uma pesquisa da Trend Micro Brasil revelou que 32% das organizações globais tiveram registros de clientes comprometidos mais de uma vez nos últimos 12 meses com ataques cibernéticos.

Nesse contexto, insights de negócios, dados financeiros e de clientes, por exemplo, são informações sensíveis que devem ser preservadas ao máximo. Como forma de conter os problemas, existem caminhos palpáveis que diminuem os danos.

Boas práticas relacionadas à segurança cibernética se tornaram importantes para qualquer crescimento de negócios. O uso de ambientes multicloud tornaram-se uma opção para empresas que querem maior agilidade, liberdade de escolha e controle de custos. A educação de colaboradores e parceiros sobre as melhores práticas de cibersegurança podem elevar o nível de proteção, sendo assim é importante garantir que sejam solicitados a alterar as senhas com frequência, assim, hackers não terão facilidade em entender os processos até uma possível invasão.

No aspecto da segurança, as soluções precisam ser diversificadas pelo fornecedor de cloud e devem possibilitar cobertura para os diferentes provedores de serviços utilizados. Esta postura reduz drasticamente a complexidade de gestão, garantindo que as mesmas configurações estejam sendo utilizadas para todas as clouds, nas quais a proteção do ambiente é gerida de maneira abrangente para todo ambiente de tecnologia.

Muitas empresas ainda usam e preservam estratégias ultrapassadas. Existem grandes companhias que ainda operam com sistemas que têm mais de 10 anos e estão fora das atualizações de mercado. Embora esses sistemas ainda permitam o controle de visitantes e funcionários, eles não contam com a garantia necessária em termos de segurança de seus dados e podem se tornar cada vez mais vulneráveis. Sendo assim, os deslizes de planejamento estratégico podem se tornar um ponto fraco da empresa como um todo, gerando um preço bem alto como consequência.

Com esse pensamento, as empresas que desejam se projetar com alto nível de competitividade no mercado precisam se preparar desde agora para o futuro, que definitivamente será de ainda mais presença digital. Não obstante, o uso de inteligência artificial tem se mostrado crescente, atraindo atenção de governos e da sociedade.

O avanço na regulamentação por parte da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) tende a fazer com que os agentes de tratamento de dados se movam em busca de uma adequação mais rigorosa à lei. O início da fiscalização e a possibilidade de aplicação de penalidades trazem um reforço para a LGPD. Nesse sentido, as empresas precisaram se esforçar para desenvolver protocolos que evitem o vazamento de informações de clientes e funcionários. Hoje, qualquer incidente que configure como vazamento de dados pode levar a empresa a multas que chegam até R$ 50 milhões de reais.

Por fim, temas que são debatidos há dezenas de anos ainda estão em alta para 2023, estabelecendo modos de viver e, como consequência, diferenciando as legislações e estratégias adotadas. É necessária extrema atenção à proteção e privacidade, pois, só assim, largamos os debates e os abusos do passado e partimos para um outro caminho no futuro.

A avaliação periódica de um novo sistema, ou a manutenção do serviço já contratado pode ser crucial. É importante que a empresa tenha confiança e certeza de que a cibersegurança seja um componente-chave dos critérios de seleção do fornecedor. Além desses fatores, uma equipe voltada para a cibersegurança também pode ser a chave do processo, ela pode garantir o monitoramento e se certificar que o software seja atualizado com frequência.