De todas as facilidades e modernidades trazidas pela revolução dos smartphones, uma das principais foi certamente a praticidade e qualidade das atuais câmeras que acompanham esses celulares, que praticamente aposentaram as anteriormente inovadoras câmeras digitais.

Basta o celular, equipamento sem o qual não conseguimos viver nos dias de hoje, para darmos poucos toques na tela e registrarmos qualquer momento em alta resolução. Tamanha acessibilidade fez com que, segundo estudos, a quantidade de fotos que a humanidade tira a cada dois minutos atualmente seja equivalente à quantidade de todas as fotos clicadas em todo o século XIX.

Mas as possibilidades relacionadas a câmeras de celulares são maiores do que apenas capturar luz – como são feitas as imagens “tradicionais” a que estamos acostumados. Câmeras termográficas, que registram calor, podem estar mais associadas a filmes e equipamentos militares, mas seu uso doméstico se tornou uma realidade incrivelmente prática e acessível, e tudo o que é necessário para obtê-la é seu celular e um pequeno gadget acoplável a entrada micro USB, em aparelhos Android, e lightning, no iOS.

Uma vez conectada ao dispositivo móvel e ao aplicativo, o usuário deve apenas escanear as áreas desejadas para obter as imagens termográficas, que são medidas a partir do calor, e começar a identificar se há algo a ser reparado. É possível detectar problemas invisíveis a olho nu dentro de casa, que causam danos elétricos e infiltrações, a partir de qualquer dispositivo móvel – prevenindo que situações se agravam e tenham altos custos de reparo.

Imagine um problema de infiltração. Normalmente essa situação levaria tempo e dinheiro para ser reparada, além da dor de cabeça. Com esse gadget, tudo o que você precisa fazer é apontar a câmera do smartphone para as áreas onde um vazamento pode acontecer, como um telhado ou uma parede, e verificar variações mais baixas na temperatura. Se estas ocorrem e se parecem com líquido derramado, é melhor verificar! A dica também funciona para infiltrações de ar.

Na imagem termográfica gerada, as cores amarelas e brancas indicam áreas em que o calor é mantido enquanto azul e roxo são os locais em que o calor está sendo perdido.

Com a câmera também é interessante perceber quanto calor pode escapar de um ambiente através de portas ou simplesmente porque as persianas ficaram abertas.

É uma boa maneira de economizar na conta de energia elétrica, detectando quais áreas do ambiente com o ar condicionado estão dissipando calor para fazer um conserto ou reparo econômico, otimiza o uso da unidade, e também procurando por “vampiros de energia”. Se a imagem ficar laranja em caixas de fusíveis, tomadas e extensões, pode estar ocorrendo perda energia – e dinheiro – nesse local.

A tecnologia trouxe algo que até poucos anos atrás era distante e caro para, literalmente, a palma da nossa mão. Para eletricistas, empreiteiros ou até para donos de casa que se preocupam com o valor das contas de energia, as câmeras devem definitivamente ser capazes de apontá-las na direção correta de como podem evitar custos mais altos.