O 5G é a geração de rede mais avançada lançada até hoje. Não é apenas uma evolução de sua geração anterior de rede móvel, mas sim uma maneira de trazer a promissora transformação digital para as massas e automatizar nossas vidas. A rede 5G pode melhorar a velocidade da banda larga móvel e garantir comunicações mais seguras ??entre máquinas de forma massiva, além de comunicações de baixa latência.

Como resultado, as cidades inteligentes ganharão mais vida, e milhões de “coisas” estarão conectadas e transmitindo dados instantaneamente para a nuvem. No entanto, para que isso ocorra sem problemas, haverá a necessidade de mais processamento e dispositivos mais inteligentes, o que pode ser uma preocupação para a segurança da rede.

Para proteger o ambiente 5G, operadoras móveis, OEMs e seus parceiros precisarão estar atentos e trabalhar com métodos de autenticação seguros e escaláveis, bem como a tecnologia de criptografia de dados, para garantir a integridade da rede 5G e seus dados compartilhados. Haverá a necessidade de garantir que o acesso aos dados seja restrito a pessoas e dispositivos certos para que caso ocorra uma violação, esses dados confidenciais sejam inúteis para os invasores devido à criptografia. Para acessar todo o seu potencial, os principais pilares do 5G devem ser a privacidade dos dados e a segurança da rede.

Neste artigo, focaremos nossos esforços no entendimento dos aspectos de segurança dessa nova geração de rede. Devido às diferentes possibilidades que a tecnologia 5G traz para o mundo móvel, todo projeto que envolva o uso de 5G deve ser bem pensado e protegido. Para garantir a segurança total da rede de quinta geração, precisamos levar em consideração os seguintes pontos:

  1. Todos os dispositivos conectados à rede precisam ser totalmente autenticados.
  2. Os usuários também precisam ser autenticados corretamente dentro de seus próprios dispositivos, garantindo o uso correto da conectividade e dos serviços em nuvem.
  3. A própria rede precisa ser constantemente protegida e atualizada para evitar ataques futuros.
  4. Os dados precisam ser seguros e protegidos de acordo com o seu valor – deve haver uma implicação de custo para o uso indevido dessas informações.
  5. Devido às suas funções virtualizadas e ao poder de fatiar a rede para usos específicos, deve haver foco na construção adequada de sua estrutura, protegendo as redes virtualizadas e isolando as redes fatiadas.

Para atingir esses objetivos, a indústria móvel precisará trabalhar em princípios de segurança por design, como o uso de autenticação mútua (garantindo que o remetente e o destinatário estabeleceram confiança e a troca seja segura), criptografia de tráfego inter ou intrarrede, para manter os dados protegidos contra hackers. Outra proteção de rede a ser implementada é a sinalização de integridade de dados que visa proteger a rede doméstica, evitando espionagem e ataques de repetição com uma camada extra de segurança.

De acordo com a GSMA, a rede 5G já foi projetada para estabelecer controles de segurança para as ameaças vistas hoje em redes de tecnologia anteriores. Com recursos de autenticação mútua e mecanismos de segurança adicionais, a última camada de proteção consiste em aprimorar a proteção da identidade do assinante.

A resposta do setor para isso são os SIMCards 5G: elementos seguros à prova de adulteração de dados, projetados para a quinta geração de rede (5G) que oferece maior segurança. Os SIM Cards 5G têm recursos de anonimização de dados para proteger a identidade pessoal de um cliente dentro da rede, criando um ambiente confiável. As operadoras móveis podem alterar ou restaurar remotamente as credenciais de autenticação do cartão SIM 5G durante seu ciclo de vida sem a necessidade de alterá-las fisicamente caso sua segurança seja comprometida. Os principais aplicativos de gerenciamento de autenticação na rede 5G também são implementados para melhorar a experiência do cliente e assim evitar ataques cibernéticos.

O objetivo do 5G é oferecer aos players do setor uma ampla gama de possibilidades de serviços com velocidade de transmissão de dados cada vez mais rápida e permitir que as operadoras móveis capitalizem isso. É uma oportunidade para melhorar os aspectos atuais de segurança de rede, manter os dados dos consumidores mais seguros, enquanto acessa níveis mais altos de banda larga e velocidade. O ambiente de confiança precisa ser criado para que o 5G possa atingir todo o seu potencial.