As redes 5G farão muito mais do que melhorar a conexão da Internet do seu celular. Com velocidades até 100x maiores que o 4G, a tecnologia criará oportunidades incríveis tanto para as pessoas quanto para as empresas, transformando indústrias, serviços e aprimorando drasticamente as experiências simples do dia a dia.

Com o 5G, vamos ter acesso aos serviços antes considerados futuristas, como veículos conectados aos sistemas de tráfego, sistemas de saúde automatizados, robôs industriais controlados de forma remota, plataformas de vigilância inteligentes e muito mais. Esses exemplos só serão possíveis graças a três benefícios proporcionados com a chegada da rede móvel de quinta geração. São eles: velocidade de conexão mais alta, maior largura de banda e a latência ultrabaixa.

Com todo este potencial, compartilho cinco tendências que devem tornar as redes privadas 5G uma tecnologia imprescindível nos próximos anos:

1. Desenvolvimento industrial

As fábricas estão sob constante pressão para melhorar a qualidade do produto, aumentar a eficiência fabril, a competitiva, a segurança, a proteção e a sustentabilidade para, consequentemente, permanecerem lucrativas. Com a chegada do 5G privado, essas ações devem ser facilitadas e os meios de fabricação como conhecemos hoje também devem mudar. Com uma conectividade mais segura e quase em tempo real, as empresas vão obter melhorias transformadoras de produtividade, velocidade e eficiência, criando oportunidades de produção e customização dos produtos completamente novos. A estimativa é que até 2030 teremos quase 5 bilhões de dispositivos sem fio conectados em fábricas inteligentes ao redor do mundo, coletando, analisando e compartilhando informações em tempo real, inaugurando uma nova era dos processos de fabricação.

 2. Realidade Aumentada

Quando falamos em realidade aumentada, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os jogos eletrônicos e, com certeza, vamos ver cada vez mais o 5G aumentando o nível de realidade dos games. Devido à sua alta velocidade e baixíssima latência, grande parte do poder de processamento dos videogames vai acontecer em nuvem, o que fornecerá tecnologia para dar suporte em ambientes cada vez mais imersivos e sem atrasos. Mas, para além do entretenimento, a realidade aumentada será cada vez mais utilizada em outros segmentos de mercado. Ela poderá, por exemplo, auxiliar cirurgiões que precisam consultar, em tempo real, o resultado de um exame do paciente, ou ajudar um bombeiro a visualizar as plantas de um prédio durante um incêndio e, desta forma, conseguir traçar a rota mais rápida para chegar a alguém que está em perigo.

3. Maior Produtividade no Agronegócio

As redes privativas 5G permitirão a criação e oferta de diversas soluções inovadoras, que vão atingir toda a sociedade e mudar completamente a forma como nós produzimos. Na agricultura, a rede móvel de quinta geração permitirá que os agricultores cultivem mais e com mais eficiência, com melhores rendimentos e maiores lucros. As fazendas serão repletas de sensores para coletar e analisar dados em tempo real, utilizados para a tomada de decisão de outras máquinas para, por exemplo, adequar a fertilização, atuar no controle de pragas e muito mais. Tudo isso também será conectado a drones que voam em uma rota preestabelecida, procurando por anomalias nas plantações, como focos de incêndio. Com isso, agricultores terão uma visão completa e detalhada de suas plantações o tempo todo.

4. Modernização da Rede Elétrica

Com a digitalização das operações, as concessionárias de energia vão monitorar todo o ambiente em tempo real e utilizarão esses dados para programar as suas manutenções preventivas ou tomar decisões, que vão ajudar a garantir a disponibilidade de energia em uma região. Capturar, coletar e avaliar esses data lakes só será possível com uma rede privativa 5G, que vai fornecer a segurança, a baixa latência e a alta densidade de conexão necessária.

As concessionárias também poderão utilizar drones que serão capazes de inspecionar áreas que podem ser perigosas para os trabalhadores, como reatores, torres de transmissão, linhas de energia, turbinas eólicas e painéis solares.

5. A Mineração do Futuro

As redes 5G privativas fornecerão a conectividade necessária para criar mais segurança, produtividade e sustentabilidade para as operações do setor de mineração, permitindo, por exemplo: operações remotas com caminhões autônomos e sondas de perfuração; monitoramento de condições em tempo real; inspeção de áreas perigosas realizadas por drones autônomos; controle de ventilação inteligente; e capacidade de monitorar e automatizar a operação de ativos fixos pesados.