A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na promoção da segurança das mulheres, especialmente em um mundo onde a violência de gênero continua sendo um problema significativo. Pensando nisso, o Mulheres Positivas foi o aplicativo pioneiro ao criar uma ferramenta 100% gratuita denominada “Caminho Delas” que ajuda as usuárias a traçar rotas mais seguras, utilizando o seu smartphone.

Segundo um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas no Brasil, em 2022, cerca de 30% da população feminina foi vítima de algum tipo de violência de gênero. Esse número alarmante sobe ainda mais quando se trata de assédio sexual, afetando quase metade das mulheres brasileiras (46,7%) no mesmo período.

A pesquisa revela que, mais uma vez, a violência contra as mulheres no país tem aumentado. Aproximadamente 18,6 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de algum tipo de violência no ano passado, o que equivale à lotação diária de um estádio de futebol com capacidade para 50 mil pessoas. Em média, as mulheres relataram ter sofrido quatro agressões ao longo do ano, sendo que as divorciadas apresentaram uma média ainda maior, com nove agressões ao longo do período.

Com base nesses dados, é possível fazer uma estimativa de que cerca de 30 milhões de mulheres já relataram ter sofrido algum tipo de assédio. Dentro desse número, 26,3 milhões de mulheres afirmaram ter recebido cantadas e comentários desrespeitosos em locais públicos, como na rua (41,0%). Além disso, um percentual significativo de mulheres relatou ter sofrido assédio físico em meios de transporte público (12,8%).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres experimentará algum tipo de violência física ou sexual em sua vida. E, em resposta a esse problema, a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante para a segurança das mulheres.

Uma das principais maneiras pelas quais a tecnologia está ajudando a aumentar a segurança das mulheres é por meio de aplicativos que ajudam as usuárias a alertar rapidamente amigos e familiares em casos de emergência, transmitindo sua localização em tempo real, reportando tipos diferentes de assédio e solicitando ajuda da sua rede de apoio pessoal. 

Além disso, algumas funcionalidades desses aplicativos deixam registradas as informações em seu banco para, assim, alertar outras mulheres que estejam passando pelo mesmo local, evitando novos casos de violência.

O “Caminho Delas” é uma funcionalidade que, através de um mapa de calor colaborativo, permite às usuárias informar e participar da construção de um caminho mais seguro, além de apontar as regiões com mais ocorrências de violência contra a mulher em qualquer cidade brasileira, informando qual o nível de assédio presenciado na região.

Outra maneira de melhorar a segurança feminina em que a tecnologia tem atuado é por meio de dispositivos que possam ser usados no corpo, como pulseiras, colares ou brincos. Esses dispositivos geralmente possuem recursos como botão de pânico integrados, bem como o monitoramento de atividade que pode detectar mudanças de movimentos bruscos ou anormais, além de mudanças nos níveis de estresse e ansiedade.

Atualmente, em alguns locais, câmeras de segurança com inteligência artificial estão sendo instaladas e podem detectar comportamentos suspeitos e alertar automaticamente as autoridades. Luzes inteligentes nas ruas ajustam automaticamente o brilho para iluminar melhor áreas mais escuras.

Outra tecnologia emergente que vem mostrando eficiência para melhorar a segurança das mulheres é uma inteligência artificial que detecta comportamentos agressivos ou suspeitos em ambientes digitais, como redes sociais e aplicativos de relacionamentos. Essa tecnologia pode identificar palavras-chave ou padrões de comportamento nocivo e associados à violência de gênero, permitindo que as plataformas tomem medidas de proteção à vítima.

Por fim, a tecnologia também está sendo usada para melhorar a resposta às vítimas de violência. Algumas organizações estão usando chatbots e outras ferramentas para fornecer suporte emocional e informações úteis para as vítimas. Esses chatbots podem ser programados para fornecer recursos específicos, como informações sobre serviços de aconselhamento e apoio psicológico.

Com essas e diversas outras formas, a tecnologia tem auxiliado a combater a violência contra as mulheres. Embora ela não seja uma solução completa contra a violência de gênero, a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança das mulheres e, assim, contribuir com uma sociedade mais empática e mais próxima à equidade.

Vale ainda mencionar que a funcionalidade “Caminho Delas” está concorrendo ao Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria “Inovação com Impacto Social / Ambiental” e, para nós, do projeto Mulheres Positivas, será um privilégio estar presente neste dia tão especial, comemorando mais uma ferramenta desenvolvida e tendo o apoio do Mobile Time nesse momento tão importante de apoio à mulher brasileira. A funcionalidade também está concorrendo em Cannes na categoria ESG e para tanto, poderá encher de orgulho brasileiros e brasileiras que trabalham em prol de um mundo melhor, com mais segurança, saúde e oportunidades para todos.