A pandemia de Covid-19 é um prato cheio para fake news e as redes sociais têm sido cada vez mais o ambiente para a circulação desse tipo de mensagem. Para tentar coibir esse desserviço à saúde pública, o Facebook (Android, iOS) e o Instagram (Android, iOS), numa ação conjunta, criaram um rótulo em postagens que falam sobre tratamentos para o novo coronavírus sem comprovação científica, especialmente aqueles colocados como alternativa à vacinação.

Os rótulos trazem as frases: “Alguns tratamentos para Covid-19 não aprovados podem causar danos graves” e têm como fonte a Organização Mundial de Saúde. Serão lançados selos em inglês, espanhol, português, francês, indonésio e árabe em todo o mundo nas próximas semanas com um link para a central das redes sociais de informações sobre a doença.

O Facebook também fechou parceria com agências verificadoras de conteúdos. Quando esses posts são marcados como falsos, têm seu alcance reduzido nas redes. A plataforma afirma remover postagens comprovadamente falsas sobre a doença – segundo a empresa, já foram removidas mais de 16 milhões de peças com este tipo de conteúdo até agora.