Além de máscaras, álcool gel e distanciamento, uma escola particular de São Paulo contará com a ajuda da tecnologia para evitar a propagação do novo coronavírus na volta às aulas. A Avenues, instituição internacional de ensino, que tem unidades no Brasil, Estados Unidos e China, investiu na instalação de equipamentos de câmeras com inteligência artificial para ajudar no controle de circulação e visibilidade de alunos e funcionários.

A escola instalou três câmeras na entrada do campus. Os aparelhos monitoram o fluxo de pessoas e verificam o uso de máscara. Paralelamente, uma câmera térmica fornece leituras de temperatura corporal enviadas em tempo real ao sistema de monitoramento da escola.

A tecnologia escolhida foi a solução SAFR, da RealNetworks. De acordo com o fabricante, o equipamento empregado na Avenues será a câmera Axis Q1615 MK III, que é vendida com o SAFR já embutido, o que elimina a necessidade de hardware do servidor. Além da detecção de máscaras, outro recurso do SAFR é a contagem de pessoas e taxa de ocupação.