Crédito da foto: Island Conservation

Um grupo da organização Island Conservation (Conservação da Ilha na tradução literal para o português) usa drones para eliminar os ratos que invadiram duas Ilhas do arquipélago de Galápagos, no Equador. Os aparelhos podem transportar até 20 quilos de isca por até 15 minutos na ilha de North Seymour, no Parque Nacional de Galápagos e, assim, proteger animais e plantas nativas que estão sendo eliminados com os ratos. A ação foi realizada no dia 12 de janeiro e é a primeira vez que um plano semelhante é usado na região.

Os drones espalharam as iscas com veneno contra rato ao redor da ilha de North Seymour e uma ilhota próxima chamada Mosquera.

Os drones foram escolhidos para o trabalho porque são mais baratos do que os helicópteros, mais seguros e tornam o trabalho de espalhar o veneno mais fácil do que se feito manualmente, ainda mais em um terreno extremamente acidentado da ilha de 184 hectares.

Crédito da foto: Island Conservation

A pesquisa

Dificuldades mecânicas fizeram com que os conservacionistas interrompessem a operação quando apenas metade da Ilha de Seymour foi tratada. Na outra metade, os pesquisadores fizeram o trabalho manualmente, criando um experimento que, futuramente, poderá fornecer dados sobre a abordagem dos drones, como se ela foi eficaz.

O grupo pretende lançar uma segunda rodada de iscas por drone em algumas semanas. Os conservacionistas não vão monitorar as atividades dos ratos na ilha por dois anos.

Praga

A fauna e a flora de Galápagos ficaram isolados do resto do mundo durante milhões de anos. Segundo a revista Nature, no processo, as espécies nativas perderam muitos mecanismos de defesa contra predadores. Os ratos, que se reproduzem rapidamente e comem uma grande variedade de plantas e animais, têm sido alvo de campanhas de erradicação em Galápagos.

Aparentemente, North Seymour estava livre dos ratos desde 2007, mas, no ano passado, duas espécies foram detectadas.

Os roedores intrusos comem os ovos e os filhotes das aves marinhas da ilha. Os ratos também ameaçam os cactos, roendo seus membros e comendo suas sementes. Os conservacionistas esperam que, se os ratos forem erradicados de North Seymour, as gaivotas de lava, que desapareceram da ilha, voltem para aninhar.

Crédito da foto: Island Conservation