A CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdades), órgão regulador de privacidade de dados na França, multou o Google em 100 milhões de euros por usar cookies sem o consentimento de visitantes de sites e explorar estas informações para fins publicitários.

Segundo a CNIL, as sanções foram aplicadas por pelo menos três infrações às leis francesas: armazenamento de cookies sem a autorização do usuário, falta de informações precisas sobre o assunto no mecanismo de busca do Google, e defeito no buscador, que seguia guardando dados mesmo depois que o usuário desativava o botão de personalização de anúncios.

De acordo com a Agência France Presse (AFP), o Google defendeu sua política “em termos de transparência e proteção dos usuários”. A empresa também lamentou que a CNIL não tenha levado em consideração o “fato de que as normas e diretrizes regulamentares francesas são incertas e estão em constante evolução”.

As normas de proteção de dados na França foram alteradas recentemente e a CNIL afirmou que começará a punir empresas que não cumprem as novas regras a partir de 1 de abril de 2021.