Ilustração: Cecília Marins

O TSE aprovou, por unanimidade, as alterações na resolução que determina a entrega do celular aos mesários, no momento do voto. A decisão, tomada na semana passada, no dia 25, foi oficializada nesta quinta-feira, 1º. O objetivo é garantir o sigilo do voto.

De acordo com a resolução, além do celular, é vedado o porte de máquina fotográfica, filmadora, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo na cabine de votação. Qualquer um desses aparelhos devem ser desligados e entregues aos mesários, junto ao documento de identidade. Após o voto, tudo é devolvido.

Os mesários irão perguntar ao eleitor se está portando algum desses aparelhos, para que sejam entregues. Caso a pessoa se recuse a entregar, ela não será autorizada a votar, o que ficará registrado na ata de votação. A força policial será acionada para adoção de providências necessárias. 

Segundo a resolução, poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. Isso vale para seções eleitorais onde for necessário, a pedido do juiz eleitoral. Os custos ficarão por conta dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).