O grupo britânico WPP, de publicidade e marketing, optou por juntar o melhor de dois mundos: o fato de ser uma grande empresa de comunicação global e a dti digital, sua companhia de tecnologia, para avançar em mensageria.

Como a empresa de tecnologia atua como BSP da Meta desde 2023, e, por outro lado, a WPP possui expertise em comunicação, com a combinação das duas nasce no mercado o WPP Flow, que vai atuar da criação de campanhas ao monitoramento, explica em conversa com Mobile TIme Samuel Paiva, account manager da dti.

“Hoje, por ser parte do mesmo grupo, nós podemos oferecer uma oferta única. O cliente vem com o briefing, nós criamos a campanha WPP e dti, e oferecemos para o cliente o serviço completo, da ideação, mídia e acompanhamento da campanha. Apresentamos a ideia funcionando dentro do WhatsApp (AndroidiOS)”, diz o executivo.

“A nossa ideia é oferecer uma plataforma para acelerar campanhas em conjunto com as agências do grupo. Mas também conseguimos criar chatbots e serviços. Hoje trabalhamos no funil de vendas de forma completa, em cada ponto, campanha, evento, e o Always-On, um chatbot que permeia todo o serviço da pré-venda ao pós-venda”, explica.

Apesar de ser customizado, o WPP Flow não tem um front-end, a gestão é feita completamente pela dti, mas Paiva conta que é possível plugar o Flow a outras ferramentas para, por exemplo, fazer atendimento, como é o caso do Microsoft Teams.

Modelo de negócio do WPP na mensageria

Na tecnologia, o WPP Flow usa IA generativa em três frentes: acelerar o desenvolvimento dos robôs conversacionais; usar na criação de campanhas, dentro do limite do que o cliente permite; e reconhecer produto ou rosto, assim como organizar texto, imagem e áudio.

Entre os bots já feitos pela empresa estão aqueles de MRV; Universal; Warner; Perdigão; reality show Estrela da Casa, da Globo; e o chatbot da Sky para vender o plano de fibra Sky+, que explica e faz a contratação. Por serem customizados, o modelo de negócios varia de caso a caso.

A partir de 2026, a companhia quer levar esse conhecimento para fora do Brasil. México, Europa e Índia estão no radar pela abrangência global da WPP. Mas Paiva enxerga como principal meta para o momento a construção do relacionamento com os clientes para levar essa oferta de ponta a ponta.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!