Luis Roberto Barroso, presidente TSE e ministro STF, apresentando as iniciativas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parceria com o Google nesta quinta-feira, 1°, para ajudar no combate à desinformação durante as eleições municipais deste ano. Com o acordo, o buscador da empresa norte-americana trará recursos para ajudar o eleitor a acompanhar datas, informações e respostas para dúvidas do processo eleitoral, além de dicas sanitárias neste período de pandemia do novo coronavírus.

Os conteúdos que serão mostrados ao cidadão são oficiais e fornecidos pelos TSE. Por exemplo, ao digitar “como votar” na busca do Google pelo celular, aparecerá um card explicando quais documentos levar, ordem de votação na urna e horário para votar.

Além disso, o Google promoverá lives com o TSE sobre temas pertinentes do pleito e receberá denúncias de irregularidades por meio de seus canais de suporte de reclamação para anúncios e de outros produtos em geral.

O convênio entre Google e TSE durará até 19 de dezembro de 2020.

Card do Google

Fake News

Outra iniciativa apresenta pelo TSE foi a parceria com agências de checagem para criação da “coalização de checagem – eleições 2020”. Desse grupo participam AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, além de membros da Justiça Eleitoral (TSE e Tribunais Regionais Eleitorais). Essa coalização tem como missão identificar notícias falsas sobre a disputa eleitoral. As checagens serão publicadas no site Fato ou Boato do TSE.

As duas iniciativas apresentadas nesta quinta-feira somam-se ao bot no WhatsApp feito com a Infobip e navegação gratuita nos sites da Justiça Eleitoral com as operadoras de telefonia. Importante dizer, o acesso ao site Fato ou Boato faz parte do zero rating da Justiça Eleitoral.