O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o WhatsApp e a empresa croata de mensageria Infobip juntaram-se para desenvolver um chatbot no app de mensageria com o propósito de facilitar o acesso a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020. O Tira-Dúvidas, como é chamado o robô, é a primeira parceria do tipo para o WhatsApp com uma autoridade eleitoral no mundo e é o resultado de um novo acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral. A expectativa é atingir 33 milhões de pessoas no primeiro e no segundo turnos.

Coube à Infobip desenvolver a plataforma, um trabalho realizado em apenas duas semanas e feito gratuitamente. “O Facebook nos procurou e aceitamos de cara. Já temos com eles mais de 30 projetos voltados para a Covid-19 em diversos países, como Alemanha e Inglaterra, temos a expertise e a estrutura mundial para atender grandes projetos como este. É um bom motivo e vai favorecer a democracia no País”, disse Caio Borges, Head de vendas da Infobip. O executivo também falou da possibilidade de que as duas empresas se juntem novamente para desenvolver um bot com o mesmo propósito em outros países. “A ideia é replicar esse projeto para outros países e outros mercados”, completou.

Em conversa com Mobile Time, Borges ressaltou a importância do WhatsApp, presente em 99% dos celulares brasileiros, usado diariamente pela população e por ser uma ferramenta fácil de usar. O bot Tira-Dúvidas é, neste primeiro momento, receptivo, ou seja, é acionado a partir de um “oi” dado pelo usuário. Em seguida, surge um menu de 11 opções, como: dia e hora de votação; cuidados com a saúde para votar; fato ou boato?, sobre notícias falsas divulgadas sobre as eleições; informações sobre as candidaturas; e justificar ausência.

A opção “Fato ou Boato” é um serviço voltado para esclarecer notícias falsas e desinformação envolvendo o processo eleitoral brasileiro. Nele, o usuário pode acessar conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos; desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados pela Internet durante a pandemia.

Além do chatbot, o termo de cooperação firmado pelo TSE com o WhatsApp prevê também a criação de um formulário para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa. O app de mensageria faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas eleições municipais 2020 desde outubro do ano passado.

Para conversar com o assistente virtual, basta clicar na câmera do celular e apontá-la para o QR Code, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos, ou acessar o link wa.me/556196371078.

Zero rating

Vale lembrar, na última terça-feira (29), o TSE oficializou um acordo com a Conexis Brasil Digital (ex-SindiTelebrasil), representante do setor de telecomunicações, para que os usuários de Vivo, Oi, TIM e Claro não consumam suas franquias de dados ao acessarem o site da Justiça Eleitoral. Assim, os usuários poderão acessar o portal de conteúdos e serviços da Justiça Eleitoral com zero rating até depois do segundo turno das eleições municipais, no final de novembro.