99

Os constantes aumentos dos combustíveis estimularam a 99 (Android, iOS) a expandir para todo o País o reajuste de ganho dos motoristas parceiros. O incremento, que varia de 10% a 25%, estava vigente em 20 regiões brasileiras desde o dia 10 de setembro e agora passa a valer para os 1,6 mil municípios onde o app de transporte individual atua.

A diferença na distribuição desse percentual considera diferentes fatores, dentre eles localização, distância e categoria da corrida. Para compensar parte desse aumento, corridas curtas poderão ser reajustadas nos próximos meses, enquanto as mais longas permanecem as mesmas.

Esta é a segunda fase do projeto “Programa mais ganhos 99”, lançada em agosto. À época, a empresa ofereceu cinco iniciativas: Taxa Zero (isenção da cobrança da taxa da 99 em cidades e horários específicos e repasse integral do valor da corrida ao motorista parceiro); Escolha Inteligente (incentivos financeiros mediante metas diárias de acordo com o perfil do condutor); Corrida Turbinada (pacote que aumenta os ganhos por corrida por um período determinado pelo motorista parceiro); Proteção Anticalote (caso o passageiro não pague pela corrida); e Revisão de Políticas da Plataforma.

Além do reajuste nos ganhos dos motoristas, a empresa adiciona mais três iniciativas nesta segunda etapa:

. Taxa de Cancelamento: o motorista parceiro recebe proporcionalmente (baseado em distância/tempo), caso o passageiro cancele a corrida durante o seu deslocamento até o local de embarque, ou mesmo quando o motorista já estiver aguardando o passageiro no local de embarque;

. Taxa de Congestionamento: para o motorista que ficar parado no trânsito cinco minutos consecutivos ou se locomovendo a uma velocidade inferior a 5 km/hora;

. Pagamento por Deslocamento: quando o condutor precisa buscar passageiros a mais de 2 km de distância de sua localização atual.

Em fevereiro, a 99 implementou uma parceria com o app Shell Box (Android, iOS) que oferece 10% de desconto em combustíveis e, segundo a empresa, resultou em mais de R$ 5 milhões em economia para os seus parceiros. Houve também ações pontuais de isenção de tarifas que representaram mais de R$ 10 milhões em ganhos extras para os condutores.