O iFood (Android, iOS) e a Speedbird Aero anunciaram nesta quarta-feira, 1, a retomada das entregas de drones em Sergipe. Nesta nova fase, a empresa de delivery recebeu aprovação da Anac para voos seguros sobre áreas com circulação de pessoas.
Essa é a primeira certificação do gênero feita pelo regulador da aviação civil.
Feito em Aracaju, a rota é a mesma do projeto-piloto iniciado em 2021 e liga o shopping Riomar Aracaju a um condomínio na cidade de Barra dos Coqueiros. Porém, o trecho passa a ser mais curto, cai de 5 para 1 minuto, pois passa por uma área com concentração de pessoas (menos de um minuto) e depois passa pelo rio Sergipe para chegar na cidade vizinha. Um trecho de quatro quilômetros com entrega de 30 minutos até o cliente, considerando que a última milha (a entrega até o cliente) é feita por um entregador de moto ou motocicleta.
Por terra, esse trecho teria 36 quilômetros e demoraria até 55 minutos.
Operacional do drone do iFood

Drone em voo com entrega de cinco quilos (divulgação)
Além da certificação que encurta o caminho, a Speedbird fornece ao iFood um novo drone com capacidade de carregar pacotes de até cinco quilos (apenas de comida, por enquanto). O modelo anterior permitia levar entregas de até três quilos.
Funcionando sete por dias por semana e dez horas por dia, a operação tem capacidade de fazer até 280 entregas diárias com duas aeronaves. Outros dados da operação revelam que:
- Os drones podem voar a 50 km/h;
- Voam em altitude de 60 metros;
- São operados por um centro de controle da Speedbird em Franca/SP;
- Os dois drones da frota podem ser acionados ao mesmo tempo;
- Suporta resistência a ventos de 55 km/h e chuva leve de 5 milímetros por hora.
Importante lembrar, o iFood usa drones desde 2019. Primeiro com testes em galpões em Osasco, depois em entregas em Campinas em 2020 e em 2021 começaram na capital sergipana.