A agência de turismo online (OTA, na sigla em inglês) Almundo (Android, iOS) está em plena transformação digital. Para isso, a empresa concentra seus esforços em apresentar ao mercado o primeiro marketplace de turismo e viagens e assim ampliar seu modelo de negócios. Faltam algumas etapas, mas a proposta é que a empresa argentina – que chegou ao Brasil neste ano – complete o primeiro ciclo da transformação ainda em 2019, tendo como um de seus pilares o mobile.

No Brasil, cerca de 50% dos acessos ao site da empresa são feitos via celulares, e um terço de suas transações acontecem por meio do device. Vale destacar que o aplicativo ainda é pouco divulgado, pois está em fase de ajustes e representa cerca de 10% das vendas móveis. Outro ponto é que o dispositivo móvel auxilia diretamente as vendas realizadas no desktop. Aproximadamente uma em cada cinco conversões (20%) em desktop tiveram contato com o site em dispositivos móveis antes da compra, seja através do site responsivo, seja pelo aplicativo.

A Almundo tem três anos de vida e já expandiu para México e Colômbia. Em seu país de origem, era uma agência tradicional, com mais de 60 agências físicas. Para se transformar num marketplace, a empresa inovou com o que chama de “Experts”, especialistas em viagens que dão dicas personalizadas para cada tipo de cliente. Presentes nos três países de língua castelhana, num primeiro momento, a Almundo aproveita seus agentes das lojas para serem os especialistas, que podem fazer o atendimento por telefone ou via chat. Por meio de algoritmos capazes de entender a necessidade do cliente e identificar seu perfil, a plataforma faz um match com o especialista conhecedor do destino, ou do produto, para aquele cliente, maximizando as chances de conversão. A ideia é que o conceito chegue em breve para o mercado brasileiro.

“Depois do atendimento, os clientes avaliam o nível do serviço. Os melhores vão subir no ranking e poderão atender outros clientes. Com esse modelo, promovemos a união do algoritmo com o conhecimento das pessoas, algo que não tínhamos visto no mercado de viagens”, conta o country manager da Almundo, Luciano Barreto.

Os especialistas já estão consolidados na Argentina, na Colômbia e no México, porém, ainda serão implementados no Brasil. Como 97% das vendas da Almundo no País acontecem pela Internet, os experts deverão estar mais presentes online.

Desafio

Apesar do número alto de vendas via Internet, o índice de conversão do site é de apenas 1%. “Você tem 99% que navegam, pesquisa

Luciano Barreto: country manager da Almundo

m, mas acabam não comprando. E aí vemos que a maior oportunidade desses especialistas está na Internet, onde, durante a navegação do cliente, podem entrar em contato com ele e se propor a ajudar no processo. Achamos que essa é uma oportunidade. Você tem a venda online, por telefone e o modelo híbrido, onde usamos a tecnologia e os experts”, explica Barreto.

A chegada com mais força do aplicativo deverá ajudar no aumento do índice de conversão. De acordo com Barreto, o app, já com os bugs consertados, deve estar disponível antes do início da alta temporada “Vemos o app como um importante meio de comunicar as promoções e oportunidades, principalmente para passagens aéreas porque é um produto volátil.

Marketplace

Num segundo momento, a ideia é que essa rede seja acrescida de agentes freelancers e, assim, formem o tão sonhado marketplace. “É o que chamamos de ‘uberização’ das viagens. A gente traz freelancers com conhecimento na área de viagens e turismo, prestando assistência em todas as etapas da viagem – planejamento, momento da compra e até mesmo quando o cliente já estiver no destino”, explica.

A ideia é que os especialistas montem pacotes com base nos produtos da Almundo. Numa outra fase do projeto, a empresa irá disponibilizar APIs para agências e operadoras de turismos para que eles alimentem a plataforma da Almundo com seus produtos. Não será responsabilidade da Almundo fazer as integrações. “Vamos disponibilizar os serviços e qualquer fornecedor poderá se integrar à nossa plataforma para oferecer e distribuir seus produtos”, conta o country manager.

Sobre modelo de negócios, Barreto explica que, além do tradicional de OTA, e do marketplace, baseado no modelo de transações e divisão de receita, a empresa aposta na monetização do tráfego e em projetos especiais de mídia. A Almundo também disponibilizará ferramentas publicitárias para que potenciais fornecedores façam campanhas específicas, direcionadas.

“O modelo vai mesclando transacional, mídia, exatamente para que a gente possa gerar mais receita, rentabilizando melhor essas oportunidades e, ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência melhor para o cliente, mais assertiva e personalizada”.

Cada expert terá sua própria página, como se fosse sua loja, com os produtos da Almundo. Os clientes que se interessarem por um desses produtos, podem entrar em contato com os experts, comprar online e o expert será remunerado. No futuro, a Almundo acredita que eles irão ajudar a promover suas lojas e, com isso, sai do escopo da Almundo atrair novos consumidores para a plataforma.