A Agência de Turismo Online (OTA, na sigla em inglês) Almundo tem em seus planos o uso de chatbots no WhatsApp para oferecer a seus clientes ofertas, dicas e promoções. A previsão é que o serviço esteja funcionando ainda em 2018.

“A equipe de tecnologia está trabalhando nisso para que a gente possa usar para as vendas da alta temporada. Entendemos que os chatbots são uma tendência importante, mas o segmento de viagens é complexo”, comenta o country manager da Almundo, Luciano Barreto. A ideia é que os clientes se cadastrem para receber notificações, recebam mensagens e, ao interagir com essas notificações, a máquina vá montando o perfil desse cliente, de modo que ele receba apenas ofertas de seu interesse.

No momento, Barreto ainda não pode revelar detalhes, nem a empresa desenvolvedora do produto, mas adianta que esse é o primeiro passo. Para 2019, os planos são maiores. “Vamos usar robôs para o pós-venda também, mas é algo mais complicado. Para isso, precisamos conectar a solução com nossos sistemas de back office. Quem sabe tenhamos algo ainda no primeiro semestre de 2019. Mundialmente, os players estão trabalhando nesse sentido, mas ainda não há uma solução integrada, robusta”, explica.