Com estratégia focada em arquitetura aberta e modular, baseada no conceito best of breed, a Logicalis realizou uma chamada 5G envolvendo múltiplos fornecedores em um ambiente de testes, no laboratório da empresa, em São Paulo. A ação contou com participação de Dell, Intel, Cisco, HPE, IBM, Red Hat e Oracle.

A proposta foi atestar a interoperabilidade de soluções, realizando demonstrações e provas de conceito para companhias interessadas na construção de estrutura de core 5G com mais de um fornecedor. Para Kan Wakabayashi, CTO da Logicalis para a América Latina, essa arquitetura multivendor pode ajudar os clientes a terem mais flexibilidade na implantação de novos serviços, criando demandas de negócios. Além de atender operadoras de telecom, a arquitetura pode ser utilizada por empresas que desejam montar redes 5G privativas.

Em nota, a Logicalis explica que não se trata de uma estrutura OpenRAN. O core da rede é multivendor e multicloud e a arquitetura de rádio é all-in-one. Não teve nenhuma operadora envolvida diretamente, mas é um ambiente de testes e demonstrações que pode ser utilizado por todas as operadoras.