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[Matéria atualizada no dia 4/11/2022, às 13h40 para inserir depoimento do Instagram] Depois de passar por instabilidade e deixar alguns usuários com suas contas suspensas, o Instagram (Android, iOS) foi notificado pelo Procon-SP nesta terça-feira, 1. A fundação se baseou nas reportagens publicadas ao longo dos últimos dias com informações de que a instabilidade aconteceu não apenas no Brasil, mas em vários outros países.

O órgão de defesa do consumidor quer saber quantos usuários da rede foram afetados no Brasil e no estado de São Paulo e quais foram as providências tomadas pelo Instagram para resolver o problema.

Em nota à imprensa, o Procon-SP diz ainda que a rede social também deverá informar em que momento detectou a instabilidade de acesso à plataforma; se houve algum outro tipo de problema além da dificuldade de acesso, como perda de seguidores nos perfis.

A fundação deu 72 horas a partir desta terça para que o Instagram envie os esclarecimentos.

O Instagram informou a este noticiário que recebeu a notificação relacionada à suspensão de contas na última segunda-feira, 31 de outubro, e dará todos os esclarecimentos solicitados dentro do prazo estipulado pelo Procon-SP.

Segue a nota na íntegra:

“Hoje mais cedo [31 de outubro], um bug fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar suas contas no Instagram. Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente”.