A versão Premium do LinkedIn (Android, iOS) foi incrementada com inteligência artificial generativa para oferecer aos usuários pagantes uma experiência personalizada para as interações. A proposta é que o chatbot seja um treinador (coach) de candidatos a emprego.

A notícia chega no momento em que o LinkedIn anunciou que ultrapassou a marca de 1 bilhão de membros em sua plataforma.

O novo robô, alimentado pelo modelo de linguagem GPT-4, da OpenAI, tem as seguintes funcionalidades: avaliar se vale ou não a pena aplicar para um emprego; apresentar as principais oportunidades para aquele candidato; analisar artigos, vídeos e postagens e oferecer ideias sobre como aquelas informações poderão ser úteis para a pessoa.

A pessoa aciona o chatbot a partir de um post de anúncio de emprego, selecionando uma das perguntas: “sou adequado para este trabalho?” ou “Como posso me posicionar melhor para este trabalho?”

A nova ferramenta usa o buscador da Microsoft (Bing) para fornecer notícias e manter o usuário/candidato informado sobre o que acontece no mundo. O chatbot também ajuda na busca por informações sobre algum tópico no LinkedIn, mas também na Internet como um todo. Nestes casos, ele procura informações em artigos escritos por especialistas.

O chatbot promete ajudar a pessoa avaliando se possíveis trabalhos são adequados ao seu perfil, e ajudando a como se apresentar para ele e na preparação para a entrevista. Além disso, aponta lacunas na experiência da pessoa candidata que podem prejudicá-la durante o processo de seleção.

No momento, a inteligência artificial está disponível para alguns usuários da versão premium.

Vale lembrar que a novidade chegou pouco depois que o LinkedIn anunciou o corte de mais de 650 empregos.