A Salesforce confirmou na noite desta terça-feira, 1°, a compra de 55% da Slack (Android, iOS) por US$ 27,7 bilhões, o equivalente a US$ 26,79 por ação vendida aos sócios da Slack e 0,007 de ação da compradora para cada papel vendido.

A ideia da Salesforce é combinar a plataforma de produtividade da Slack com sua ferramenta de atendimento ao cliente e CRM, o Customer 360. Segundo a companhia, a fusão dos dois produtos criará um sistema operacional para um novo modo de trabalho, de modo que ajude companhias a crescerem.

Em nota à imprensa, Marc Benioff, CEO da Salesforce, disse que o encontro das duas marcas é “um paraíso”. Em sua visão, as duas vão definir o futuro das empresas de software e transformar o modo que as pessoas trabalham em um mundo completamente digital.

Por sua vez, Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack, afirmou que essa é “uma combinação estratégica mais importante na história do software”, pois ambas as companhias compartilham uma visão de reduzir complexidades, melhorar flexibilidade é dar mais agilidade à organização das empresas.

A conclusão da transação é esperada para meados do segundo trimestre de 2022.

Saúde financeira

Fundada em 2009, a Slack estreou na bolsa de Nova Iorque no ano passado e foi avaliada em US$ 15,7 bilhões na época. Segundo relatório do terceiro trimestre de 2020, a empresa obteve uma receita de US$ 234,5 milhões, um aumento de 40% ante o mesmo período em 2019. Além disso, terminou o trimestre com 142 mil pagantes, 12 mil mais que o ano anterior. No mensageiro Slack Connect, a companhia registrou 520 mil endpoints conectados, aumento de 240% ano a ano.