identidade

Ilustração: Cecília Marins

O Ministério da Economia registrou a realização de 500 mil provas de vida feitas remotamente desde maio de 2021, quando o governo federal lançou a opção de serviço. A ferramenta atende aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do executivo federal. Os cerca de 720 mil beneficiários devem fazer a prova de vida uma vez por ano, no mês do aniversário, para garantir a continuidade do pagamento.

O número de provas de vida realizadas em canais digitais sextuplicou em um ano. Dos 61 mil beneficiários que deveriam fazer prova de vida em outubro de 2021, 4,5 mil (7%) realizaram de forma digital. Um ano depois, dos 60,4 mil convocados, 28,6 mil (47%) fizeram a comprovação de maneira remota.

Vale lembrar que somente aqueles ex-servidores com biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) podem usufruir da prova de vida remota. Quem faz pelo app fica dispensado de comparecer a uma agência bancária ou unidade de gestão de pessoas para comprovar a vida.

Para a realização da prova de vida digital, o usuário deve instalar em seu celular (ou tablet) os apps Gov.br – para o reconhecimento facial – e o Sougov.br – para acompanhar ou obter comprovante do procedimento.

Para simplificar os trâmites dos beneficiários do executivo federal com conta no Banco do Brasil, a instituição financeira desenvolveu uma ferramenta que confirma a prova de vida de forma automatizada e proativa. Chamada de Analytics, a plataforma avalia interações realizadas pelos clientes do BB e que fazem transações pelo seu aplicativo e sistemas digitais do banco.

Quando o Analytics identifica a comprovação, os beneficiários recebem um SMS informando que a prova de vida foi realizada e está vigente até o próximo período.