O presidente da Febraban, Isaac Sidney, confirmou que a federação de bancos lançará junto com Ministério da Justiça e Segurança Pública e Anatel um programa para combate à fraude via smartphones. Batizada como Celular Seguro, a iniciativa deve ser assinada “no máximo na próxima semana” em Brasília com a presença do ministro Flávio Dino, afirmou o representante das instituições financeiras.

Em conversa com Mobile Time e outros membros da imprensa nesta sexta-feira, 1, Sidney explicou que a ideia do projeto é bloquear rapidamente handsets que forem roubados e assim impedir que os criminosos façam uso dos dados, biometrias e acessem às informações e contas bancárias das vítimas.

Sem dar muitos detalhes técnicos, o representante dos bancos lembra que o convênio entre as instituições envolvidas já foi assinado e, portanto, apenas falta o lançamento do programa.

O presidente da Febraban enfatizou que essa é uma das frentes de combate ao crime e à fraude entre os entes bancários. Lembrou ainda que a instituição tem o Projeto Tentáculos, um repositório com dados de denúncias ou tentativas de fraudes feito em parceria com a Polícia Federal.

Também possuem um laboratório de cibersegurança e atuam em uma operação com a PF para que pessoas não sejam “laranjas” e emprestem seus dados para abertura de contas para fraudes, vide o golpe do Pix.

Imagem principal: Isaac Sidney, presidente da Febraban (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)