A Apple se mostrou mais inclinada a facilitar a vida de desenvolvedores de games com o iOS 8, apresentado nesta segunda, 2, durante conferência WWDC em São Francisco, nos Estados Unidos. Além de anunciar a substituição da linguagem de programação Objective-C pela nova Swift, que traz mais recursos, a companhia anunciou uma nova API para gráficos. Batizada de Metal, ela utiliza menos recursos do processador do que a popular Open GL, permitindo que as engines gráficas de jogos utilizem mais processamento, dando até dez vezes mais capacidade e poder de computação.

Para demonstração, a companhia exibiu a versão Garden Warfare do game Plant vs. Zombies, atualmente disponível somente para consoles Xbox e PlayStation. A desenvolvedora Electronic Arts utilizou a engine Frostbite pela primeira vez em uma plataforma móvel, processando 1,8 milhão de triângulos simultaneamente.

A Apple citou a engine Unity, já utilizada em jogos móveis, mas também em consoles de última geração, e o motor CryEngine da empresa Crytek, usado em títulos como Crysis 3. O game apresentado foi, entretanto, uma aventura tática com quatro personagens simultâneos, semelhante a The Collectables, jogo já lançado pela desenvolvedora para iOS e Android. A novidade é que a demo apresentada com a API Metal conseguia realizar 400 draw calls (isto é, objetos desenhados na tela) por quadro, segundo a empresa.

Mais uma vez, a produtora Epic Games ganhou destaque em uma apresentação da Apple. Famosa pelos títulos da trilogia Infinity Blade (lançados como marco de novos hardwares da empresa), a desenvolvedora mostrou uma demo de um app chamado Zen Garden. O aplicativo renderizava em tempo real vários objetos simultâneos e individuais, como 5 mil pétalas de flores ou 35 mil borboletas. Cerca de mil peixes também mostraram inteligência artificial simultaneamente.

Da mesma forma como o Epic Citadel, demo que precedeu a série Infinity Blade na época de lançamento do iPhone 4, o app Zen Garden estará disponível para usuários gratuitamente na App Store quando o iOS 8 for lançado, no terceiro trimestre.