O pivô da disputa entre Google e Uber pela tecnologia de carros autônomos, Anthony Lewandowski, está de volta ao setor de tecnologia. De acordo com o site Tech Crunch, o ex-engenheiro das duas companhias estaria de volta com uma startup, a Kache.Ai.

Ainda em seus primeiros dias, a Kache foi registrada na California com Thomas S. Lee Jr. como seu presidente. No entanto, a sede da empresa é de propriedade do pai e da madrasta de Lewandowski. Além disso, fontes próximas ao tema confirmaram que o engenheiro faz parte da equipe da Kache.

Com poucas informações em seu site, a Kache.Ai diz apenas que estão preparando a próxima geração da tecnologia de direção autônoma para caminhões. Coincidência ou não, Kache em chinês significa caminhão.

Entenda o caso

Anthony Lewandowski era um dos engenheiros que trabalhava na equipe do carro autônomo da Waymo. Ele deixou a companhia para trabalhar no projeto Otto, que seria comprado por US$ 680 milhões pela Uber. O problema é que antes de deixar a Waymo, Lewandowski teria copiado mais de 14 mil arquivos confidenciais da tecnologia de direção autônoma, LiDar, para usar na Otto. O Google descobriu e processou a Uber e a Otto, e, como resultado, Lewandowski deixou o projeto da Uber. O caso se arrastou na Justiça dos EUA durante um ano, e, em fevereiro de 2018, as companhias chegaram a um acordo com a Uber pagando US$ 244,8 milhões em ações para a Waymo.