A Huawei e a Virtueyes firmaram uma parceria para levar conectividade 4G e 5G ao campo no Brasil. A meta é instalar mais de 100 torres privativas até o final de 2025 e cobrir mais de 2 milhões de hectares em áreas rurais e urbanas que configuram “desertos digitais”, ou seja, sem internet.
O foco é criar infraestrutura de modo a viabilizar aplicações de alta complexidade de Internet das Coisas voltadas para o agronegócio, mas também para segurança pública e cidades inteligentes e, assim, cobrir regiões sem cobertura móvel no país.
Para o campo, a parceria permite a implementação de estações meteorológicas conectadas, maquinários autônomos, armadilhas de pragas inteligentes, telemetria de drones, sensores de solo e irrigação inteligente – com sistema integrado e gestão unificada.
No caso de áreas urbanas, a conectividade permite a implementação de soluções de smart cities, como iluminação pública inteligente, monitoramento de tráfego, sistemas de emergências conectadas e redes dedicadas para órgãos de segurança e defesa civil.