Ilustração: Cecília Marins

O Google anunciou nesta terça-feira, 19, que vai liberar para parte dos desenvolvedores europeus o uso de alternativas de pagamento à Google Play. Esta é a primeira grande mudança da companhia em seu regime de pagamentos para aplicativos desde a aprovação dos Atos de Mercado (DMA) e Serviços Digitais (DSA) no último dia 5 de julho.

Até então, os desenvolvedores eram obrigados a usar apenas o sistema de pagamento Google Play Billing.

Ao optarem por um meio alternativo, os desenvolvedores passam a pagar 12% da taxa de serviço. Atualmente, o Google informou que a maioria paga 15% de taxa no regime atual. Essa medida vale apenas para os aplicativos que não estão categorizados como jogos e para desenvolvedores que estão em países do Espaço Econômico Europeu (EEE).

“Estamos comprometidos a nos adaptarmos às novas regras, ao mesmo tempo em que garantimos que continuamos a manter as pessoas protegidas em nossas plataformas e investir no Android e no Google Play para benefício de todo o ecossistema”, escreveu no site da empresa Estelle Werth, diretora de políticas públicas do Google Europa.

De acordo com o Google, o ecossistema Android possuía 1,1 milhão de trabalhadores e gerou 8 bilhões de euros em receita na Europa em 2021.

Vale lembrar que o controle de mercado e serviços digitais por parte de Apple, Google, Amazon e Meta foram os principais motivadores para o desenvolvimento do DMA e DSA. Isso ocorreu após uma série de investigações e análises regulatórias de órgãos europeus apontarem a necessidade de uma nova legislação, em especial no mercado móvel.