O gerente de soluções de conectividade do CPQD, Gustavo Correa Lima, afirmou que “pouco a pouco” as operadoras começam a ganhar confiança no OpenRAN. Inclusive uma grande operadora tem estratégia para trabalhar rede privativa com a tecnologia de padrão aberto, informou, mas sem citar o nome.

Durante o lançamento do Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD nesta segunda-feira, 2, o executivo explicou ainda que novas operadoras podem avançar com a adoção do padrão aberto por terem um espaço livre para tal (greenfield, no jargão de telecomunincações), mas as grandes teles podem avançar em usos específicos como conectividade rural e redes privativas.

Por outro lado, Lima entende que há desafios no OpenRAN, como a relação com redes legadas (brownfield, no jargão de TI e telecom) e a necessidade de as operadoras cumprirem com obrigações de instalar redes 5G nas grandes cidades brasileiras, o que guia as operadoras a comprarem equipamentos com os incumbentes (Huawei, Ericsson, Nokia, por exemplo).

Também explicou que no próprio CPQD o desenvolvimento do OpenRAN ainda está em fase de “maturação”. Um exemplo é a rede 4G/5G privativa que o instituto criou para o seu laboratório: a parte de OpenRAN tem software e hardware com componentes de rede de parceiros de fora.

“A maturação nossa (no OpenRAN) para chegar em um equipamento que opere com confiança infelizmente ainda não atingimos. Isso acontece pois o projeto de desenvolvimento de hardware, da cabeça de radiofrequência (RF), foi iniciado no meio de 2022. Tem uma curva de amadurecimento. Por isso adquirimos equipamentos de fornecedores britânicos, americanos e de outros países”, disse.

Ainda assim, Lima acredita que o OpenRAN será a base do 6G.

Referência

Frederico Nava, diretor de tecnologias e novos produtos do CPQD, lembrou que o instituto foi selecionado pela Embrapa para ser o Centro de Referência Nacional em OpenRAN. Isso significa o desenvolvimento de tecnologias 5G e 6G em OpenRAN representando o País: “Inclusive, nós estamos com ações internacionais. Acabamos de voltar dos Estados Unidos onde estávamos conversando sobre esse ecossistema”, disse Nava.

“Vamos trabalhar com capacitação é de pessoas (em OpenRAN) no Brasil seja para indústrias ou operadoras. Nós vamos trabalhar com inovação aberta. Vamos trazer e fomentar esse ecossistema com startups com empresas que estão fora do fornecimento de redes de telecom de operadoras”, afirmou. “Também tem desenvolvimento de hardware e software, obviamente. Mas igualmente importante em OpenRAN será a associação tecnológica. Isso permitirá às empresas se associarem ao CPQD para receber tecnologia de OpenRAN ou contribuir com demandas do mercado”, explicou.

Imagem: Equipamentos de rede e conectividade no laboratório do CPQD em Campinas, SP (crédito: CPQD)