A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a aquisição da italiana Athonet para expandir seu portfólio de conectividade edge-to-cloud para operadoras e empresas, com foco especial em redes privativas 5G. Anunciado na última quinta-feira, 23, o acordo foca no avanço da HPE no mercado de redes privativas móveis, que deve atingir receita anual de US$ 1,6 bilhão em 2026, segundo dados da IDC compartilhados pela compradora.

A Athonet tem mais de 15 anos de experiência em entrega de redes privativas e passa das 450 instalações em várias indústrias, como operadoras móveis, hospitais, portos, aeroportos, concessionárias de serviços básicos e órgãos públicos.

A ideia da HPE é combinar suas soluções de nuvem, computação, storage e inteligência na ponta para operadoras, assim como o portfólio de equipamentos de redes da Aruba e de softwares de instalação de redes Athonet para facilitar a entrega de redes móveis privativas de quinta geração às empresas e operadoras.

Os valores da operação não foram revelados, mas a HPE espera que a transação seja concretizada no segundo trimestre de 2023.