Projeto possibilitou uso de tablets em operações dentro das fábricas. Foto: divulgação

A Orange e a Ericsson afirmaram ter iniciado a operação da maior rede 4G/5G em ambiente industrial, na última quinta-feira, 2. Chamado 5G Steel, o projeto, financiado pelo governo francês, havia sido iniciado em 2021, na fabricante de aço ArcelorMittal, nas cidades de Dunkerque e Mardyck, na França. A Ericsson ajuda com sua expertise em redes privativas, enquanto a Orange Business Service, o braço de negócios da operadora francesa, no fornecimento do serviço celular.

A 5G Steel cobre todas as instalações dos complexos industriais da ArcelorMittal, externas e internas, inclusive sob estruturas metálicas de grande altura. Há dois casos de uso principais, atualmente. Em uma das operações, a coleta, entrada e compartilhamento de dados é feita com a ajuda de tablets, assim como inspeções, durante operações de manutenção, auditorias de segurança, e outros procedimentos.

A rede também está sendo utilizada na gestão do pátio de aço reciclado da companhia. O aço que chega ao local para reciclagem é pesado e escaneado para avaliar sua densidade e composição. Esses dados são transmitidos automaticamente pelos operadores responsáveis pelo controle de qualidade, por meio da 5G Steel. A conectividade também é utilizada por operadores de máquinas, como guindastes e empilhadeiras, que recebem informações diretamente do programa de produção, no qual podem informar sobre as ações realizadas.

Futuramente, os casos de uso industrial a serem desenvolvidos pela ArcelorMittal incluem outras iniciativas em termos de mobilidade de pessoas em situações de trabalho, veículos ferroviários autônomos em Dunkerque e Florange, veículos rodoviários autônomos, aplicações em realidade virtual ou aumentada, assim como dispositivos de segurança.