A francesa Orange escolheu as europeias Nokia e Ericsson para o fornecimento de equipamentos para sua rede 5G. A opção por não usar a chinesa Huawei pode agradar os Estados Unidos, mas segue apenas o curso lógico da operadora, uma vez que ela já usa as fornecedoras finlandesa e sueca em suas atuais redes móveis e nas quais parte da próxima tecnologia móvel será construída. De acordo com o depoimento de uma fonte à Reuters, “Para a Orange France, era a solução mais fácil”, acrescentando que empresa de telecom seguiu negociações e experimentos com produtos da Nokia, Ericsson e Huawei.

De acordo com a Orange, a Nokia se concentrará nas regiões oeste e sudeste da França, onde já desempenhou um papel nas redes não-5G e RAN existentes operadora. Enquanto isso, a Ericsson trabalhará nas regiões de Île de France (como Paris), nordeste e sudoeste.

A França é a última grande economia europeia a lançar o 5G, com um leilão de espectro programado para o final deste ano.

Nesta semana, a UE seguiu o exemplo da Grã-Bretanha, permitindo que os membros decidissem qual o papel da Huawei em suas redes de telecomunicações 5G e resistindo à pressão de Washington por uma proibição total.