O serviço de pagamento para compras com cartão (P2M) no WhatsApp (Android, iOS) deve estrear em abril deste ano. Fontes próximas ao tema confirmaram o lançamento a Mobile Time nesta sexta-feira, 3, que terá como prestadores de serviços as bandeiras Mastercard e Visa, além dos adquirentes Cielo, Getnet, Fiserv, Mercado Pago e Rede.

Conforme publicado na aprovação do Banco Central da última quinta-feira, 2, o prazo coincide com a normativa do regulador que exige uma antecedência de 30 dias na comunicação ao mercado financeiro sobre o começo do modal de pagamentos do app de mensageria.

Corrida contra o tempo

Outro profissional ouvido por esta publicação, Leandro Mattos, vice-presidente de Novas Plataformas de Pagamentos na Mastercard Brasil, explica que, após os 30 dias de comunicação, a Meta pode lançar o WhatsApp P2M “quando quiser”. Mas lembra que há todo um ciclo necessário para o lançamento da solução, como atualização de apps. Por isso, ainda não há uma data fechada.

Por sua vez, a diretora de produtos de e-commerce da Fiserv, Giuliana Cestaro, relata que sua empresa trabalha para deixar tudo preparado e apto para o lançamento comercial no dia 1º de abril. Contudo, a Meta ainda não passou uma data oficial para os participantes.

Primeiras regras

O executivo da Mastercard lembra ainda que a solução deve começar no segmento de pequenas e médias empresas, uma decisão da Meta que privilegia no primeiro momento os comerciantes do app WhatsApp Business. As grandes companhias – varejistas e utilities, por exemplo – podem surgir posteriormente no P2M com uma API que ainda está sob estudos na empresa de mensageria.

Cestaro diz que a Meta trabalha neste primeiro com um volume máximo de comerciantes que poderão aderir à plataforma P2M. Além do corte numérico, a empresa do mensageiro também estuda iniciar o pagamento para o comércio em algumas regiões específicas do Brasil.

O volume de lojas e as regiões ainda serão decididos.