| Publicada originalmente no Teletime | Dona da Vivo, a Telefónica selecionou a empresa de software (e fornecedora de OpenRAN) Mavenir para fornecer solução de core de rede IP Multimedia System (IMS) nativo em nuvem para operações no México, Colômbia e Chile.

A tecnologia será empregada em redes fixas e móveis do grupo nos países. Solução similar já havia sido adotada pela Telefónica em filiais da Alemanha (onde a empresa atua como O2) e no Reino Unido, a partir da Virgin Mobile O2 (fruto de joint-venture com a Liberty Global).

Na Hispanoamérica, a solução IMS Core será implantada no TCloud, ou a infraestrutura de nuvem privada de telecomunicações da Telefónica. A Mavenir afirma que seu pacote principal nativo na nuvem usa automação de rede sem toque (ZTNA), sendo desenvolvido especificamente para ambientes de cloud automatizados.

O ambiente conteinerizado ainda deve permitir maior “agilidade e dimensionamento” à medida que operadoras móveis migram de 4G para 5G usando uma arquitetura baseada em microsserviços. O core também dá suporte para serviços de voz como VoLTE ou baseados em rede de quinta geração.

No Brasil, a Mavenir também foi uma das fornecedoras que colaborou com a Telefónica na validação de core 5G na nuvem.