O senador norte-americano democrata do estado de Oregon Ron Wyden sugeriu nesta terça-feira, 3, que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, deveria ser condenado à prisão por mentir sobre problemas de privacidade da rede social. A declaração foi durante entrevista no jornal Willamette Week.

“Mark Zuckerberg mentiu várias vezes ao povo dos Estados Unidos sobre privacidade”, disse o senador Wyden em entrevista. “Acho que ele deve ser responsabilizado pessoalmente, desde multas financeiras até – e deixe-me enfatizar isso – a possibilidade de uma pena de prisão porque ele machucou muita gente. E, a propósito, existe um precedente para isso: nos serviços financeiros, se o CEO e os executivos mentirem sobre as finanças, eles podem ser responsabilizados pessoalmente”.

Uma nota do editor da Willamette Week citou um professor da Universidade de Oregon, Tim Gleason, que disse que a probabilidade de ação criminal é bastante pequena.

O senador Wyden apresentou um projeto de lei em 2018, a Lei de Proteção de Dados do Consumidor, que daria à FTC o poder de reprimir com mais força as empresas que violam a privacidade do consumidor.

Em julho, a Comissão Federal de Comércio dos EUA multou o Facebook em US$ 5 bilhões. A FTC se concentrou no escândalo de Cambridge Analytica, cuja violação de dados atingiu 87 milhões de usuários do Facebook. A rede social, segundo a FTC, deveria informar aos usuários quando seus dados estavam sendo usados por empresas terceirizadas.

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) também anunciou que o Facebook pagará uma multa de US$ 100 milhões por enganar seus investidores a respeito dos riscos que enfrentou com o uso indevido de dados do usuário.