Assim como a Uber, o Rappi (Android, iOS) também implementou novas medidas de segurança em seu aplicativo voltadas para os entregadores: software de reconhecimento facial; bloqueio de contas de entregadores que não estejam cumprindo as normas do app e de segurança; e trabalho com autoridades para verificar a autenticidade dos documentos ou o status do aplicativo de um parceiro.

No momento em que o entregador se conecta na plataforma, será enviado a ele, por mensagem no WhatsApp, um código de verificação, o qual deve ser digitado no app. Em seguida, é preciso tirar uma selfie, que será comparada com a foto do documento de identidade, por meio de um software de reconhecimento facial.

Aqueles parceiros que não cumprirem os termos e condições do aplicativo, assim como os protocolos de segurança, terão suas contas bloqueadas. O Rappi explica que o bloqueio de uma conta e de seu titular, independente do motivo, não justifica a fraude como meio de registro de uma nova conta ou o uso indevido de uma conta já existente.

O Rappi também está trabalhando com as autoridades para fazer intervenções nas ruas das cidades onde estão entregadores conectados ou prestando serviço. A ideia é verificar a autenticidade dos documentos desses parceiros ou o status do aplicativo e identificar fraudes. A medida complementa a checagem que já faz em parceria com a Truora e as ferramentas de verificação quando um entregador parceiro se conecta no app. A empresa, porém, não detalhou como a verificação será feita.