Vivo, Cielo e Totvs fazem parte do ranking anual Marcas Brasileiras mais Valiosas 2018, elaborado pela Interbrand, consultoria global de marcas. Composta por 25 empresas, a lista conta com uma única representante do setor de telecomunicações, a Vivo, que permanece na 9ª posição, enquanto que a empresa de soluções de pagamento Cielo está logo atrás, em 10º lugar, também mantendo o mesmo lugar do ano passado. Já a Totvs, companhia de software, caiu quatro posições e saiu do 20º lugar, de 2017, para a 24ª posição.

No entanto, o valor da marca Vivo caiu de R$ 2,356 bilhões reais para R$2,305 bilhões, ou -2%. Já a Cielo, foi de R$ 1,740 bilhão para R$1,421 bilhão, sendo a maior queda do ranking, -18%. Já a Totvs caiu 8%, ou de R$ 498 milhões para R$ 457 milhões.

Para uma marca estar na lista das mais valiosas do País, o primeiro requisito é que tenha origem nacional e informações financeiras públicas. Não há exigência de que as empresas tenham capital aberto, mas é condição para participar que seus dados financeiros tenham sido divulgados.

Confira o ranking completo: