A Comissão Federal de Comunicações (FCC) ameaça bloquear chamadas de provedores de serviços de voz que ainda não tomaram medidas significativas contra robocalls ilegais nos Estados Unidos.

Segundo o site The Verge, nesta segunda-feira, 3, a FCC anunciou que estava iniciando o processo para remover os provedores do Robocall Mitigation Database da agência por não implementarem totalmente os protocolos anti-robocall STIR/SHAKEN em suas redes. Se as empresas não atenderem a esses requisitos nas próximas duas semanas, os provedores compatíveis serão forçados a bloquear suas chamadas.

Em comunicado à imprensa, Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, disse que, se um provedor não cumprir as obrigações, poderá ser expulso das redes telefônicas dos EUA.

Os pedidos da FCC visam sete operadoras: Akabis, Cloud4, Global UC, Horizon Technology Group, Morse Communications, Sharon Telephone Company e SW Arkansas Telecommunications and Technology.

Vale dizer que, em 2020, a FCC aprovou as regras que obrigam todos os provedores de serviços de voz a verificarem a autenticidade das chamadas recebidas. Até o prazo de junho de 2021 da FCC, AT&T, T-Mobile e Verizon, três grandes operadoras dos EUA, implementaram totalmente a tecnologia.

Recentemente, a agência aprovou uma proposta para começar a trabalhar em uma nova regra para exigir que as operadoras bloqueiem spams de SMSs de números que já foram usados de maneira ilegal.