Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) apresentou um conjunto de regras para diminuir o envio de mensagens de texto de spam via SMS na última terça-feira, 27. O órgão pedirá que os provedores dos EUA encontrem formas de ativamente bloquear o envio de textos indesejados, antes que cheguem aos consumidores.

A ideia é que seja feito, ainda na rede móvel, o bloqueio a mensagens por meio de números de telefone inválidos, não alocados ou não utilizados, além daqueles em lista não originária (DNO).

Além disso, o regulador – similar à brasileira Anatel – abrirá uma consulta pública para desenvolver padrões de autenticação de identidade em mensageria.

Vale dizer, os EUA têm um sistema com um número dedicado para receber denúncia de spamming. Basta o usuário replicar a mensagem para o número 7726 que o SMS é denunciado junto à Comissão.

Gravidade

De acordo com a presidente do conselho da FCC, Jessica Rosenworcel, o problema do envio de mensagens de spam com robôs tem aumentado nos Estados Unidos. A comissão recebeu 10,4 mil reclamações de consumidores em 2018; 5,7 mil em 2019; 14 mil em 2020; e 15,3 mil em 2021.

Apenas em 2020, em um universo com 2,2 trilhões de mensagens enviadas em 2020, o órgão relatou que recebeu uma reclamação a cada 80 milhões de mensagens. Mas o problema pode ser mais grave. O documento de proposta de regulação da Comissão cita que a plataforma de combate ao spam RoboKiller registrou 7,4 bilhões de spam texts somente no mês de março de 2021.

Além disso, os golpes realizados por meio de SMS – como scam e spoofing – acumulam um prejuízo de US$ 86 milhões, o que dá US$ 800 em média por golpe.