O Nubank (Android, iOS) tem a intenção de obter uma licença bancária no Brasil em 2026. O anúncio, feito nesta quarta-feira, 3, prevê atender a nova Resolução Conjunta nº 17, editada recentemente pelo Banco Central que proíbe o uso de nomes — em português ou outros idiomas — que não reflitam a natureza da instituição. Ou seja, Nubank não tem licença bancária, portanto, não é tecnicamente um banco e não pode usar o termo.

Ainda está em aberto como essa licença virá, se via pedido para o BC ou adquirindo uma IF que já possua a licença.

De acordo com o órgão regulador, há casos de financeiras, corretoras e distribuidoras cujo nome não deixa claro seu tipo de atividade, podendo confundir o cliente. Essas empresas terão de ajustar sua marca para explicitar o que são. É o caso do Nubank.

A estimativa é que cerca de 20 instituições precisem se adequar. Elas terão 120 dias para apresentar um plano e até um ano para implementar as mudanças. Quem não cumprir poderá sofrer multas ou processos administrativos.

As licenças do Nubank

Atualmente, o Nubank possui as licenças de: Instituição de Pagamento; Sociedade de Crédito; Financiamento e Investimento; e Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. “A inclusão de uma instituição bancária no conglomerado não implica em alterações materiais nas exigências adicionais de capital e liquidez – a solidez e resiliência financeira permanecem inalteradas”, informou em comunicado ao mercado.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!