Depois de ter sido muito criticado quando criou um app que praticamente tomava o controle do smartphone do usuário (o "Facebook Home"), parece que agora a rede social de Mark Zuckerberg acertou a mão com o lançamento do Paper, seu novo aplicativo. A reação da imprensa especializada foi bastante positiva: quase todas as matérias e resenhas publicadas sobre a novidade destacaram a experiência e o design do Paper como sendo melhores que as do próprio Facebook.

"É a experiência ideal para quem a empresa considera ser uma minoria de usuários: aqueles que desejam o Facebook para notícias e nada mais", escreveu o site GigaOM, cujo título da matéria era: "Paper é o Facebook para quem odeia o Facebook". No site The Atlantic, a matéria sobre o app diz que o Paper "sinaliza uma mudança esperada há muito tempo de como a companhia interage com seus consumidores e marca um novo tipo de competição entre as redes sociais."

O Paper está disponível inicialmente apenas para iPhone e somente na App Store dos EUA. Ele é uma repaginação do próprio Facebook, com foco em notícias, o que faz lembrar apps como Flipboard e Pulse. Além de apresentar o tradicional mural de notícias agora com novo design, o Paper estimula o usuário a selecionar os temas que mais lhe interessam (política, esportes etc) para ver as últimas notícias sobre eles.

Check-ins, propagandas, convites para jogos e outras interações que poluem a versão tradicional ficaram de fora do Paper. O foco está totalmente no conteúdo. O que os especialistas se perguntam é se o Paper não seria um tiro no pé do próprio Facebook? Outros consideram que o movimento foi inteligente: se ninguém é capaz de ameaçar a liderança do Facebook no momento, melhor que ele próprio se desafie e se reinvente. Por enquanto não está claro qual será o modelo de negócios do Paper, mas é provável que ele ganhe anúncios no futuro.

MOBILE TIME baixou o app e publicará em breve uma resenha sobre ele.