Representantes do Ministério do Interior da Alemanha divulgaram nesta sexta-feira, 4, que tiveram uma reunião com executivos da administração do Telegram. A conversa teria sido sobre grupos de extrema direita que participam livremente no aplicativo e que se opõem a restrições ligadas à pandemia de Covid-19.

“O Ministério do Interior realizou uma discussão inicial construtiva com representantes da alta administração do Telegram. Também ficou acordado a continuação e a intensificação das conversas”, disse um porta-voz a jornalistas, de acordo com a agência Reuters.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, disse em comentários publicados no mês passado que o país poderia banir o Telegram e que estava discutindo com parceiros na União Europeia como regular o serviço de mensagens.

No Brasil, o ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, enviou ofício ao Telegram em dezembro passado, solicitando a cooperação do aplicativo no combate à desinformação durante as eleições no Brasil. Não houve resposta do app, e o documento foi devolvido pelos Correios. Barroso pretende discutir a situação do Telegram no País na volta do recesso.