O Prêmio Oi Tela Viva Móvel inclui uma categoria chamada "Ferramentas móveis", cuja proposta é abranger quais quer soluções utilitárias para o dia a dia das pessoas que usem o celular como interface. O objetivo era de fato ter uma categoria mais abrangente, que pudesse receber inscrições de cases variados. Pode ser desde um app de tradução simultânea até um comparador de preços, um antivírus ou um otimizador de memória do smartphone. Cabe lembrar que só podem concorrer cases lançados comercialmente no Brasil em 2015. As

No ano passado, o vencedor da categoria "Ferramentas Móveis" na escolha do júri foi o case "Kantoo Foto Tradutor", um app que informa palavras em inglês a partir do reconhecimento de imagens em fotos de objetos. E o vencedor no voto popular foi o case "Posso ajudar?", um app de assistência e suporte técnico para diversas marcas.

As outras nove categorias da edição deste ano do prêmio são: Educação; Entretenimento; Ferramentas Móveis; Internet das Coisas; Mensageria e Redes Sociais; Mídia; Mobile Cash, Mobile Marketing; Saúde e Bem Estar; e Utilidade Pública. O prazo de inscrição vai até o dia 15 de março. Cada case pode concorrer em até três categorias. A inscrição é gratuita e deve ser feita on-line pelo site do evento.