A Rede Internacional de Verificação de Fatos (International Fact-checking Network, em inglês) lança nesta terça-feira, 4, seu chatbot no WhatsApp voltado para os usuários lusófonos e está disponível no Brasil e em Portugal. O robô pertence ao Instituto Poynter e foi desenvolvido para esclarecer e informar sobre a pandemia do novo coronavírus e enfrentar a desinformação. O sistema está disponível em mais de 70 países em versões em inglês, espanhol e hindi. A versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

A função do robô é fazer a ponte entre o público e os verificadores de conteúdo que trabalham com a IFCN e seus bancos de dados. Pelo chatbot da IFCN, usuários do WhatsApp podem verificar se informações específicas que receberam sobre a Covid-19 já foram classificadas como “falsas”, “parcialmente falsas”, “enganosas” ou “sem evidência” por verificadores profissionais. É possível também consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.

Na versão em português, os usuários do chatbot terão acesso a verificações publicadas por organizações que atuam no Brasil e em Portugal. Também verão um breve descritivo em português de checagens de interesse internacional.

Para interagir com o chatbot do IFCN é preciso salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra um “oi” ou “olá” para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer a este link.

Contexto geral

A ferramenta foi lançada em maio deste ano, apenas em inglês. E o chatbot da IFCN foi desenvolvido com a API de negócios do WhatsApp por meio da tecnologia Turn.io.

O IFCN reúne mais de 90 organizações de verificação de fatos. Desde janeiro, quase 100 organizações que se dedicam à checagem de fatos em todo o mundo identificaram mais de 8 mil boatos relacionados ao novo coronavírus. Essas notícias falsas circulam em ao menos 74 países. Todas essas checagens integram o banco de dados da aliança CoronaVirusFacts, que é atualizado diariamente pela IFCN para que os usuários dos chatbots possam navegar e seguir bem informados sobre a pandemia.